[Ubuntu-BR] Porta USB

Humberto Fraga xisberto em gmail.com
Quarta Maio 16 18:16:48 UTC 2012

Em Wed, May 16, 2012 at 3:03 PM, José Carlos Alão de Oliveira <
jcalao44 em gmail.com> escreveu:

> Existe uma maneira de testar uma porta USB? Estou com uma porta sem acesso,
> pois nenhum pen dirve ou qualquer outro dispositivo está sendo acessado por
> essa porta.
> É um DELL Inspiron N5110 com Ubuntu 11.10
>
> Obrigado

Use os comando lsusb (a primeira letra é um L minúsculo) e dmesg para
acompanhar o processo de reconhecimento.

Primeiro, digite lsusb sem nenhum dispositivo usb conectado. Depois conecte
o pendrive a uma porta que esteja funcionando e execute novamente o
comando. Uma das linhas vai mudar, e possivelmente vai aparecer uma linha a
mais. Será exibida a identificação do pendrive.

Depois disso, remova o pendrive e insira-o na porta suspeita. Execute
novamente o lsusb para ver se aparece alguma mudança parecida com a
anterior. Se nada aparecer, é um indicativo de que o pendrive não está
sendo reconhecido naquela porta.

Usando o dmesg: esse comando escreve muitas linhas, mas no caso que vamos
usar, só as últimas vão interessar. O procedimento é parecido:

Execute o comando dmesg e veja as últimas linhas. Memorize (ou cole no
gedit) as 3 últimas. Espete o pendrive em uma porta usb e esecute o dmesg
novamente. Vão aparecer novas linhas. Espere até que a janela do pendrive
apareça para executar o comando. Tente localizar onde estão as linhas que
anteriormente eram as últimas. O que estiver abaixo delas representa o
processo de identificação do pendrive.

Repita o procedimento na porta suspeita. Se estiver diferente, é um sinal
de que ela está com problemas.

Portas usb com problemas são indicativos de problemas de hardware,
dificilmente uma configuração ou instalação de programa vai resolver.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com