[Ubuntu-BR] Ativar rede LAN cabeada

Welington Rodrigues Braga (Listas) listas em welrbraga.eti.br
Quarta Maio 9 11:35:55 UTC 2012

Bonifácio,

Pelo visto você ainda está apanhando pra colocar internet pelo modo
'arrasta-mouse' do Linux. Se quiser uma solução paleativa você pode
fazer a configuração via linha de comandos, assim vocÊ se conectará a
Internet, poderá baixar a imagem e então instalar um Ubuntu decente
via pendrive.

Se interessar, a primeira coisa a fazer é descobrir (lá no seu outro
computador as seguintes configurações:
- Endereço IP da máquina
- Endereço IP do Gateway
- Endereço dos servidores DNS

Pelo Windows você descobre isso pela linha de comandos (digita
IPCONFIG /ALL), então vendo as propriedades da conexão (acho que outra
pessoa mais experiente com Windows poderá te ajudar melhor sobre o
local onde está isso);
Pelo Linux, abre um terminal e digita ip addr ; ip route ; cat /etc/resolv.conf.

Na dúvida, posta aqui o resultado deste comando que a gente te ajuda a
pegar a informação. Fetio isso é só definir na mão os parâmetros
necessário.

Para definir na mão faz assim a partir do terminal nesta máquina:

sudo ip addr add IPDAMAQUINA+1 dev eth0
sudo ip route add default via IPROTEADOR dev eth0
sudo cat <<EOF >/etc/resolv.conf
nameserver IPDNS1
nameserver IPDNS2
EOF

Se tudo saiu como esperado você já deverá acessar a Internet (pelo
menos até desligar/rebootar a máquina, o que é suficiente para baixar
um Ubuntu funcional).

Qualquer dúvida dá um grito ;)

abç

Em 8 de maio de 2012 16:53, Bonifacio Monsores Falcao
<bonifalcao em gmail.com> escreveu:
> Por gentileza, alguém poderia me socorrer instruindo-me como ativar minha
> rede cabeada, que parte de um Home Gateway 35MB (4 saídas) para um
> computador com SO Linux? Pois acabei de adquirir esse computador e nunca
> operei com o Ubuntu e nem com o Linux.
> Ignoro absolutamente tudo sobre esses dois sistemas: Ubuntu e Linux.
> Numa determinada janela encontra-se as seguintes informações para
> configurar uma rede (com fio) manualmente:
> 1- “Clique com o botão direito no ícone do Gerenciador de Redes, na área de
> notificação do sistema, e clique em Editar Conexões...”
> [...]

Welington Rodrigues Braga
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9