[Ubuntu-BR] tecla de atalho para suspender

Humberto Fraga xisberto em gmail.com
Sexta Maio 4 00:55:29 UTC 2012

Em 3 de maio de 2012 14:14, mario - bol <mario.r.s em bol.com.br> escreveu:

>        Olá Comunidade, alguém, por ventura sabe se tem alguma tecla de
> atalho para "suspender" no Ubuntu, repito, "tecla de atalho". obrigado! -
> mario

Mário, não sei se os casos que vou apresentar abaixo se encaixam nas suas
exigências de tecla de atalho, mas vou deixar de registro para quem vier
depois.

Se você está usando um notebook, ele provavelmente está configurado para
suspender quando a tampa for fechada. Essa configuração está presente junto
às opções de energia/bateria.

No caso de notebooks e desktops, um toque simples no botão de liga/desliga
(apenas pressionar e soltar, não manter pressionado por muito tempo) faz
abrir uma caixa de diálogo com várias opções, dentre elas a opção de
suspender. No caso do Ubuntu 12.04, para acionar o Suspender com o teclado,
pode-se usar Alt+U.

No caso de desktops, alguns teclados tem uma tecla de desligar, que faz
aparecer a mesma caixa de diálogo do parágrafo anterior.

No caso de notebooks, a maioria deles tem uma tecla específica para
suspender, geralmente acessível em combinação com a tecla Fn, mas que em
alguns casos não funciona (nunca vi um de perto, mas já vi relatos aqui na
lista).

Espero que alguma dessas dicas te ajude!

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com