[Ubuntu-BR] RES: Re: Off-Topic - Desabafo !

Paulo Sampaio paulo.vicente.neto em gmail.com
Quinta Maio 3 21:32:32 UTC 2012

Preconceito com programas antigos é coisa de gente que não conhece
informática como um todo, possui uma visão curta e restrita a um papinho
entre amigos.

Na primeira semana de aulas na faculdade conheci o CPD, que além de
conectar todos os campi na cidade ainda provia serviços ao governo e às
forças armadas, já havia um mainframe, diversos servidores comuns também,
gabinete de torre igual ao que abriga seu hardware aí em sua casa, alguns
racks e tal. Um colega perguntou "Por que não usa só servidores novos, o
custo nem seria tão alto?" a resposta foi "Pra que? Nossos servidores
funcionam e muito bem a anos, os sistemas estão online ininterruptamente
muito antes de eu(o cara do CPD) trabalhar aqui, qual a razão de mudar algo
que comprovadamente é seguro e confiável?"

Acredito nessa filosofia, se você não vai mudar a forma como utiliza o
computador, se sua necessidade está sendo plenamente satisfeita e te deixa
feliz, sua produtividade é boa, não existe motivo pra mudar. Segurança? A
maioria das falhas de segurança que atingem um usuário doméstico é baseada
em engenharia social, não existe regra de iptables que barre isso.

Fiquei indignado com o caso do Adalberto. Espero que a maturidade aqui na
lista melhore, veja uma regra simples: se você não vai ajudar, não se
manifeste, aqui é uma lista de suporte para o Brasil, não de mostrar quem
sabe mais ou quem tem o melhor conjunto hardware/software.

Atenciosamente,
__
*Paulo Sampaio**
*