[Ubuntu-BR] Off-Topic - Indicação de Status da conexão Banda-Larga

Quinta Maio 3 15:33:38 UTC 2012

Em 1 de maio de 2012 13:12, Anderson Moreira de Souza <naufragoweb em gmail.com
> [...]

> Antes de qualquer coisa, gostaria de esclarecer a todos desta lista algo
> que eu acho extremamente importante.
> O Ubuntu é uma revolução sim dentro do mundo Linux. O progresso em se criar
> uma interface de fácil utilização e estabilidade mais que aceitável passa
> pelo processo evolutivo. Claro que existem casos raros de pessoas que
> precisam permanecer em distros desatualizadas, que não contam mais com
> atualizações de segurança, muito menos com suporte a programas e scripts. E
> isso é um risco que o próprio usuário deve assumir e ter em mente quando

A distro desatualizada em questão é uma LTS, com cinco anos de suporte,
lançada em abril de 2008. Logo, só terá seu suporte descontinuado em abril
de 2013. Enquanto houver suporte, todas essas novidades debaixo do capô que
Precise dispõe estarão disponíveis, e ainda mais cedo se o usuário de uma
LTS estudou e habilitou o repositório backports. Qual o motivo de
atualizar, se a versão que ele usa ainda permite que ele obtenha
atualizações?

> [...]
> de além de alertar estes usuários destes riscos, de incentivá-los a se
> atualizarem. Isso é ser responsável, é zelar pela segurança de todos e é
> obrigação para aqueles que querem ajudar. Eu nunca me sentiria confortável
> em ver alguém ou alguma empresa se utilizar de softwares que podem se
> transformar em verdadeiros problemas sem ao menos tirar 5 minutos para
> tentar explicar ao usuário em questão dos riscos e vantagens que ele obterá
> em migrar ou não para versões mais atualizadas. Se ele o fará, isso será
> decisão única e exclusiva dele, mas ao menos minha parte eu fiz.

Quando for necessário! E se houver necessidade disso! E não porque acabou
de sair uma nova versão! Se o cara ainda usa Warty, Hoary, Badger, Edgy,
Feisty, Gutsy, Intrepid, Jaunty, OK; o período de suporte dessas versões já
passou. Massss quem usa qualquer outra versão, só precisaria atualizar
quando o suporte estivesse para acabar.

Quanto a empresas atualizando sempre seus SO, em que mundo você vive? Só se
atualiza um parque de máquinas se essa atualização for melhor para o
ambiente inteiro, e não só pra se ter uma versão nova e mais bonitinha.
Houve, por exemplo, uma mudança no pacote dhcp, que agora coloca seus
arquivos de configuração em outra pasta. Aqui, inventaram de atualizar o
servidor DHCP quando saiu uma versão mais nova do SO, e o resultado foi que
se passou quatro horas sem rede, até que alguém se lembrou de olhar a
documentação do dhcp e ver a mudança.

> Se alguém aqui não tem essa visão, ótimo. Não sou eu quem vai mudar o
> mundo. Mas eu gostaria de ser respeitado nas minhas opiniões e visões. Essa
> com certeza é uma conversa desnecessária, visto que eu não vejo motivos
> para seu posicionamento. Se esta lista não quer a opinião de pessoas com
> ideias diferentes, por favor, é só falar.

Nem eu quero mudar o mundo. Da mesma forma que você, tenho opinião, e se
ela é contrária a sua, conviva com isso. Há muitas outras pessoas nessa
lista que também possuem opinião contrária a sua; só eu fiz questão de
fazer isso público. Assim como há pessoas que concordam com a sua opinião.
Lista de discussão é exatamente isso, uma lista onde se pratica a dialética.

Agora, sua abordagem ao fato de o Adalberto usar uma versão que você
considera atrasada apesar de ainda estar dentro de sua vida útil foi
totalmente desnecessária, sim. Você sugere que ele está vulnerável a
problemas de segurança, apesar (desculpem a repetição) da versão dele ainda
ter atualizações de segurança e de aplicativos,  e de que a máquina dele é
lenta. Eu tenho um servidor de 16 núcleos que roda Lucid, atendendo
muitíssimo bem à nossa organização, virtualizando DHCP, email e arquivos. É
um LTS que não vai me dar problemas até abril de 2015! Pra quê atualizar?
Só porque o Precise foi lançado?

Se qualquer pessoa desconhece o uso que outra pessoa faz de seu sistema
operacional e a configuração de seu hardware, não deveria dar opinião
menosprezando isso.

> [...]
> vários applets para o gnome2, não o vi fazer menção de nenhum em
> especifico. E para terminar, conhecimento é um bom requisito para se tentar
> ajudar alguém, mesmo que seja num puxão de orelhas: Lucid Linx é a versão
> 10.04, enquanto a Hardy Heron é a 8.04. Já estamos na versão 12.04 LTS, e
> ele nem experimentou a 10.04. Você, sinceramente, tem condições de
> ajuda-lo? Porque eu não uso esta versão, nunca usei. Como ajudar uma pessoa
> que usa um software tão desatualizado? Pense nisso, amigo, antes de me
> rotular e de fazer um comentário tão desnecessário quanto este.

Se você leu (o que não fez) a tréde, deve ter visto (o que não viu) que
passei para ele uma pesquisa com vários links de applets do GNOME 2 que
fazem isso. E você? Falou de um programa de terminal, que é nada do que ele
queria.

E para terminar, não estou dando puxão de orelhas porque nem você nem eu
somos moleques; errar o nome de código de uma versão depois de cinco anos
não é nada demais, pior é aconselhar usar um programa de terminal quando se
quer saber de um applet e nem saber o tempo de suporte de versões LTS; eu
tenho certeza que meu link com a pesquisa pronta foi mais útil que sua
mensagem de menosprezo às escolhas do Adalberto; deixar de usar uma versão
não significa que não se possa ajudar, tanto é que você o fez, apesar de
achar que uma LTS ainda em tempo útil é software desatualizado; Google.
Pense nisso, antes de vestir carapuças, dizendo que foi ou deixou de ser
rotulado.