[Ubuntu-BR] Abandonei o Windows agora uso apenas Ubuntu

Murilo Cruz murilolcruz em gmail.com
Sábado Março 24 16:38:09 UTC 2012

2012/3/24 Zandre Bran <zandrebran em ubuntu.com>

>    Por favor, poderia dizer quais são estes problemas/bugs para que
> pessoas não técnicas possam utilizar o Ubuntu?

Já tive muitos problemas para instalar o epsxe (emulador de PS1), no fim
das contas criei um script que passava os parâmetros certos para que ele
rodasse.

Vários sites só funcionam no IE (eu não utilizo estes sites, mas algumas
empresas e órgãos públicos forçam outras pessoas ou empresas a utilizarem
sistemas que só rodam no IE). As vezes dá para contornar a situação, mas
pode não ser uma solução realmente boa.

Compartilhar arquivos via samba ainda é um problema para usuários que não
tem senha no windows7. É preciso definir no samba um usuário para ter
acesso aos arquivos, e "mapear uma unidade de rede" no windows, utilizando
o usuário e senha diferente, o que pra minha mãe é muuuito mais complicado
do que apenas navegar na rede e dar 2 cliques na pasta..

Até hoje, só teve uma vez que não precisei instalar o driver de vídeo pela
linha de comando, e configurar o X... E ainda assim às vezes acontece algum
problema, eu olho no log, e tento resolver...

E, quanto a instalar novos dispositivos, às vezes há o problema de
encontrar driver apropriado, ou ele mesmo conter bugs, já que os drivers
para linux costumam funcionar, mas não o tempo todo... (por exemplo minha
webcam que as vezes para de funcionar no skype e eu preciso reiniciar ele
para que volte).

E, o que é mias complicado de resolver, é o problema de compatibilidade com
o MSOffice. Eu tenho a opinião de que o ubuntu não precisa ficar correndo
atrás do padrão MS, mas muitas pessoas não querem mudar o que estão
acostumadas a utilizar. Eu sempre dou um jeito de trocar documentos via
PDF, googleDocs, ou até formato padrão do openoffice mesmo. Mas sei que
vários usuários não teriam a paciência que eu tenho de convencer os outros
a usarem os mesmo padrões livres que eu.