[Ubuntu-BR] Como liberar o acesso a todos usuários em partição recém criada.

Humberto Fraga xisberto em gmail.com
Quinta Março 22 18:54:07 UTC 2012

Em 22 de março de 2012 15:45, Jean Cesar <jeceva em gmail.com> escreveu:

> Olá pessoal.
> Eu tinha Windows 7 e Ubuntu 11.10, e decidi eliminar o Windows, e seguindo
> as dicas do pessoal, usei o Gparted para formatar a partição com o windows,
> mas agora não posso gravar dados nela, porque aparece a mensagem de que só
> como usuário root eu posso fazer isso. Agora eu pergunto como eu faço para
> modificar isto, e deixar o acesso de leitura e escrita nesta partição a
> todos os usuários.

Você tem mais de um usuário na máquina?

Você vai precisar criar uma pasta (como root) e mudar o dono da pasta para
o usuário que vai utilizá-la.

sudo mkdir /nova/particao/nova_pasta
sudo chown usuario.usuario /nova/particao/nova_pasta

Se você tem mais de um usuário usando o computador (cada pessoa com um
login), aí a coisa fica um pouco mais complicada. Talvez ter uma pasta para
cada pessoa (repetindo os comandos acima), ou configurar esta pasta como o
/tmp: onde todos podem escrever, mas só você pode apagar algo que você
criou.

Para configurar como o /tmp:

sudo mkdir /nova/particao/nova_pasta
sudo chmod 1777 /nova/particao/nova_pasta

Espero que tenha entendido.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com