[Ubuntu-BR] Monitorar a confiabilidade do sistema

Sexta Março 16 03:21:54 UTC 2012

Well

Em 15 de março de 2012 22:40, Geycy Dyany Oliveira Lima <dyanylima em gmail.com
> escreveu:

> Caros,
>
> Estou realizando uma pesquisa sobre confiabilidade de um Sistema
> Operacional. No Windows há uma ferramenta chamada Monitor de Confiabilidade
> que mostra a estabilidade do sistema operacional diariamente. Existe alguma
> ferramenta semelhante no Ubuntu?

Pelo que pesquisei sobre a tal ferramenta do Windows:

"O Windows Vista introduziu o Monitor de Confiabilidade, uma ferramenta que
fornece uma linha de tempo dos eventos do sistema correlacionados com a
estabilidade geral do PC. Esses eventos incluem a instalação ou remoção de
software e drivers de dispositivo, falhas de aplicativos e desligamentos
com erros. Este componente provou ser valioso para profissionais de TI
porque, com ele, é possível rastrear rapidamente a origem dos problemas de
modo retroativo às alterações no sistema que os causaram."

No Linux, tudo o que acontece no sistema, fica registrado no log. Como a
instalação e desinstalação de pacotes é gerenciada pelo próprio sistema, a
entrada e saída de módulos de hardware é dinâmica e a segurança no que
tange a vírus e outras pragas é maior por arquitetura, essas coisas tornam
o sistema extremamente robusto.

Diria que até podes procurar na net uma interface gráfica para te dar as
mesmas informações que a tal ferramenta do Windows mostra, baseado nos logs
do Linux, mas diria também é que a melhor forma de verificar a estabilidade
de um SO é simplesmente usar o SO e verificar o quanto tempo ele funciona
sem dar pau.

Já usei meu Ubuntu, sem desligar, realizando todas as tarefas normais,
durante mais de 7 dias seguidos (inclusive com o X, instalando e removendo
programas, etc.), sem nem mesmo um reboot. Se procurares pesquisas na
internet sobre isso, vais ver sistemas que ficam meses online (em especial
servidores, que não contam com o X e, por isso mesmo, menos sujeitos às
falhas de softwares, comuns nas interfaces). Na verdade os administradores
forçam o shutdown do sistema apenas por causa da atualização do kernel (e
este é o motivo também das VMs fazerem sucesso: poder atualizar o sistema,
inclusive o kernel, e só desligar a VM, sem mexer no hipervisor, que está
por baixo).

Para ver os logs do sistema: no KDE: KSystemLog; no Gnome: não lembro o
nome!

Abraços,

André Cavalcante
Porto Alegre, Brasil