[Ubuntu-BR] KDE...

Sexta Março 9 15:58:53 UTC 2012

Olá Nélio,

Em 9 de março de 2012 12:37, Nélio Macedo <nelio.macedo em gmail.com> escreveu:

> Posso tirar outras dúvidas (risos)?
>
> O que é KDE? Tem haver com a visualização do S.O. em tela?
>
> Eu estou usando o Ubunto 10.11 "puro" e como fazer para transformá-lo em
> KUbunto, caso seja vantajoso instalá-lo?
>
> Como fazer a migração para a nova versão em abril?
>
> Abraços

Adora historinhas, espero que goste também. Essa é sobre interfaces
gráficas:

Na década de 70, havia um pessoal no Xerox Palo Alto Reseach que decidiu
colocar no computador a mesa de trabalho deles (o desktop). Para isso
inventaram um dispositivo que, quando o movias, uma setinha na tela também
movia junto e, quando carregavas em um botão, no mesmo dispositivo, era
equivalente a teclar em um ENTER no teclado convencional. Então eles
criaram o primeiro paradigma de interfaces gráficas, baseado em ícones a
partir da tela, teclado e o rato (o famoso mouse).

Depois disso, foi uma festa. Os primeiros Apple II possuíam uma interface
semelhante, basicamente te ensinavam a usar o computador.

O pessoal do Unix não ficou para trás e criou a sua interface. Depois
outras, sendo uma delas o CDE.

Depois veio o Windows e deu um jeito no DOS.

Quando apareceu o Linux, havia uma lacuna de interfaces deste tipo. Então
apareceram vários grupos. Muitos não sobreviveram, outros prosperaram.
Dentre os que prosperaram, há dois de especial interesse:

O Gnome Project, responsável pela interface Gnome, que tem a filosofia do
simples e limpo.
Em 1996, Matthias Ettrich, enviou uma mensagem para a Usenet: "Ei pessoal,
estou começando um novo projeto: Kool Desktop Environment ...", e assim
nasceu o famoso KDE!

Para ver o KDE, no ubuntu, basta instalar o pacote kubuntu-desktop. Vai
demorar um pouco, pois são muitos megas a serem baixados, instalados e
configurados. Na fase de configuração vai ser questionado se você deseja
usar o LightDM ou o KDM para gerenciar o seu login. Qualquer um serve!
Depois, no próximo reboot, podes clicar no menu do gerenciador de login, e
escolher KDE Plasma Desktop, digitar sua senha e voi-lá, estarás com o KDE
para usar...

Ele é atualmente o meu desktop principal.

Abraços.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, Brasil