[Ubuntu-BR] Fwd: OFF: Compartilhar instalação do MSOffice para vários usuários

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Quarta Março 7 12:00:12 UTC 2012

Em 7 de março de 2012 08:25, Ricardo Jorge <rjbgbo em gmail.com> escreveu:

> Estou aqui acompanhando esse tópico.
> Impor a quem envia um arquivo, que o mesmo venha em certo formato, não e
> tão simples assim.

Como assim impor? Trata-se de uma questão técnica, não ideológica. Se o
objetivo é ter interoperabilidade, formatos abertos são condição
indispensável para isso. O movimento por padrões abertos de documentos não
está apenas no Brasil. É um movimento global. Acontece que todos precisam
ser educados, ensinados a trabalhar de uma maneira diferente, da mesma
forma que as pessoas são educadas a trabalhar com uma interface diferente.

> E ai fico pensando... Hoje governos federal, estaduais e até prefeituras,
> determinam por lei o uso do ODF e o que vemos nos órgãos e empresas
> públicas?

Na empresa (pública) onde trabalho eu recebo documentos de todos os
formatos. Quando recebo documentos de formatos "exóticos", como XLSX ou
DOCX, etc. Peço delicadamente que a pessoa me reenvie em outro formato,
podendo ser até DOC, XLS, que são bem menos problemáticos. Agora, quando eu
envio arquivos, faço questão de enviá-los em um formato aberto, porque até
mesmo as versão mais recente do MsOffice consegue trabalhar com esse
formato. Até hoje, não recebi nenhuma reclamação dessa minha prática.

Ocorre que o formato, aparentemente, não vem habilitado como padrão no
pacote da Microsoft. Assim as pessoas continuam sendo induzidas a usar
formatos fechados, e nós continuamos tendo que explicar inúmeras vezes,
aqui e em outras listas, porque coisas nefastas acontecem.

Na lista do LibreOffice nós recomendamos fortemente que não se utilize DOC
ou DOCX para edição. O mais correto, para evitar coisas desagradáveis, é
fazer a edição em formato ODT, salvar as alterações neste formato, e gravar
uma versão em formato proprietário apenas a versão que for enviar para
terceiros que não tenham como abrir arquivos de formatos abertos. Em
qualquer outra situação, usar ODF é sempre preferível a usar um formato
fechado.

Mas, como já disse, trata-se de uma questão de educar as pessoas, não de
impor.

--
Paulo de Souza Lima
Técnico em Eletrônica e Administrador

"Para que as pessoas conquistem a paz em suas relações, a paz espiritual e
a paz entre os povos, é preciso que antes se ganhe a batalha interna das
virtudes sobre os defeitos" - Talal Husseini - Filósofo Acropolitano

"For people to achieve peace in their relationships, spiritual peace and
the peace among people, it's necessary, earlier, to win the internal battle
between virtues and defects" - Talal Husseini - Acropolitan Philosopher