[Ubuntu-BR] Como mudar o aplicativo default que abre um dado formato?

Luiz Fernando C Camargo lfcamar em gmail.com
Sábado Março 3 13:28:13 UTC 2012

Caros ubunteiros,

Clicando em um arquivo no formado dvi [formado produzido pelo programa
TeX] o arquivo é aberto com o 'Document Viewer'. Pelo terminal eu
consigo abrir este arquivo usando o xdvi, que eu gosto mais. Eu gostaria
que o arquivo fosse aberto sempre com o xdvi quando eu clicasse nele.
Como faço essa alteração?

Bom, seria clicando com o botão direito no arquivo dvi, escolhendo
'Properties' , 'Open With' e selecionando o xdvi. Mas na lista só tem a
'Default Application' ou seja, o 'Document Viewer'. Aí então eu clico
'Show other applications' e novamente o xdvi não está nessa lista e não
tenho opção de incluí-lo na lista. Como resolver essa parada então?

Desde já agradeço a atenção de vocês.

Luiz Fernando