[Ubuntu-BR] problemas com a lixeira no ubuntu

Terça Junho 19 12:47:14 UTC 2012

Em 18 de junho de 2012 18:27, nethell <nethell em logbin.net> escreveu:

> Zandre, grande mano, acho que não compreendeste:
> Ele está com o problema de não esvaziamento da lixedira, a utilização do
> nautilus com gksu foi apenas para remover os arquivos (talvez arquivos
> ocultos), para que ele pudesse dar prosseguimento no sistema.
> A questão da reincidência que ele cita é o fato da lixeira permancer sem
> permitir o esvaziamento... aí a conversa é outra, não um problema
> ocasionado pelo nautilus sob dksu.

Não, nethell, o problema é justamente o uso indiscriminado de gksu/gksudo
no sistema.

A única forma de o sistema colocar algo com permissão de root (tanto faz
escondido ou não) na lixeira de um usuário é pelo uso de gksu a partir do
nautilus ou outro programa. Ou seja, você executa algo como usuário, mas
tem as permissões "aumentadas" como root. A reincidência ocorre justamente
porque, na operação "normal" do sistema, algo assim está acontecendo. A
solução é simples, remover tudo que estiver na lixeira com permissão de
root: sudo rm -rf $HOME/.local/share/Trash/files/*. O problema mesmo é
saber qual é o programa que está levantando as permissões do
usuário inadvertidamente (?pode ser até um bug do nautilus?).

Abraços

André Cavalcante
Manaus, Brasil
Ubuntu User number # 24370