[Ubuntu-BR] Servidor Linux Virtual

Tiago Passos tiago em tiagopassos.com
Segunda Junho 18 17:08:45 UTC 2012

Na minha opinião, seria interessante que você conseguisse uma máquina
simples (qualquer celeron com 1GB de ram serve para uma rede com algumas
dezenas de máquinas) e instalasse o Endian Firewall, ou IPCop (existem
outros similares também). Esses pacotes são sistemas operacionais que já
vem totalmente configurados com proxy, firewall, dhcp e várias outras
ferramentas. O melhor é que a configuração é quase toda feita via web.
Então depois que estiver pronto, é bem simples de manter. E pra deixar
pronto também é simples.

A máquina precisa ter duas placas de rede (uma no modem/conexão internet e
outra no switch/rede local)