[Ubuntu-BR] Conectar dois PCs com Ubuntu

Eduardo Melzer eduardoalmelzer em gmail.com
Domingo Julho 29 12:13:42 UTC 2012

Bom dia Lista!
Edson/Marcus, tenho este ambiente aqui em casa, um roteador wi-fi, um note
com Ubuntu 12.04, e dois desktops: o meu também com Ubuntu 12.04, e o do
meu irmão com Windows 7, então vou compartilhar como foi essa experiência:
O meu roteador wi-fi é um TG-580[1] da GVT (me mandaram quando comprei o
serviço), este roteador está ligado via cabo em um switch, aonde conecto os
dois desktops (o notebook, obviamente conecto via wi-fi).
Compartilho pastas nas máquinas com Ubuntu via Samba, assim elas ficam
acessíveis também para máquina que possui windows.
Porém, para acessar os diretórios entre as duas máquinas Gnu/Linux, prefiro
usar o NFS, me parece mais performático, na época segui um tutorial no
vivaolinux [2], e funcionou tudo tranquilo, deixei salvo um script para
montar a pasta home da outra máquina em /mnt/home, achei isto muito
prático, segue abaixo:
#carregar_nfs.sh
#caminho do servidor    ponto de montagem    tipo-FS Opcoes
sudo mount 192.168.1.6:/home /mnt/home

Espero que tenha ajudado, abraços!

1 - http://br.technicolor.com/uploads/product_images/tg580.jpg
2 -