[Ubuntu-BR] cadastrar usuários e compartilhar pastas de forma controlada

Antonio Silva aolinto.lst em gmail.com
Quinta Julho 26 01:10:23 UTC 2012

Olá Zandre, Anderson, Pedro e a todos da lista

A coisa é simples. No laboratório temos uma rede com uns 20 computadores
ligados a um switch, através do qual vemos uns aos outros (rede interna) e
temos a saída para internet.

Eu sou o único que utiliza Linux, o resto roda Windows (apesar do meu bla
bla bla). Eu queria ter um computador onde todos meus alunos (do curso de
pós-graduação em aquicultura e pesca) colocassem seus arquivos de trabalho.
Hoje cada um guarda seus arquivos em seu desktop, o que dificulta o acesso
e a realização de cópias de segurança do trabalho.

Pensei em fazer o seguinte: cada aluno teria um diretório próprio. Cada
aluno poderia acessar apenas o seu diretório plenamente (o ideal é que nem
visse os outros). Os alunos poderiam acessar seu diretório apenas pela rede
e não localmente. Eu teria pleno acesso a todos os diretórios e logaria
localmente. Assim poderia acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos (não
precisaria ficar pulando de mesa em mesa, o aluno viria a minha sala e
poderíamos ver todo o trabalho) e estabelecer rotinas de backup sem
precisar ficar lembrando um a um.

É claro que cada um poderá manter arquivos pessoais no desktop, com senha,
etc. A privacidade é importante.

Será que só com SAMBA dá para fazer este esquema? Nunca tinha ouvido falar
de Kerberos e OpenLDAP só o nome.

Mas se me derem uma orientação sobre por onde começar vou me virando, falou?

No trabalho configurei, pelo SAMBA, o compartilhamento de um diretório de
meu computador de forma que eu, após entrar com minha senha, possa
acessá-lo de outras máquinas.

Abraços e obrigado,

Antônio

Em 24 de julho de 2012 11:34, Zandre Bran <zandrebran em ubuntu.com> escreveu:

>     Ôlas Antonio, Comunidade e demais participantes deste tópico.

> pessoas.
>
>     Beleza, mas está muito vago; segue por onde pode andar dependendo
> da infra que irá criar.

> compartilhado
>
>     OpenLDAP? Kerberos? Grupos de usuários diferentes em uma rede NFS ou
> SAMBA?

> plenamente e
>
>     OpenLDAP? Kerberos? Grupos de usuários diferentes em uma rede NFS ou
> SAMBA?

>     pyKota?

> -- Abraços, Zandre.

> [...]

Antônio Olinto Ávila da Silva
Biólogo / Oceanógrafo
Instituto de Pesca (Fisheries Institute)
São Paulo, Brasil