[Ubuntu-BR] cadastrar usuários e compartilhar pastas de forma controlada

Anderson Francisco anderson.pocosdecaldas em gmail.com
Terça Julho 24 12:50:44 UTC 2012

só tentando ajudar...

Em 23 de julho de 2012 18:33, Antonio Silva <aolinto.lst em gmail.com> escreveu:
> Olá a todos
olá!

> Embora utilize o Linux Ubuntu há algum tempo sou basicamente um usuário de
> desktop. Tenho um computador no trabalho e quero que ele passe a ser o
> local de armazenamento e compartilhamento de arquivos de diverentes pessoas.
se a ideia é criar um servidor de arquivos (em linux) para compartilhar arquivos
para clientes linux e windows, acho que só o samba mesmo; se os clientes
são só linux (rede homogênea) então recomendo NFS-QUOTA-NSSWITCH.

> Pesquisei na rede e vi inúmeros textos e sinceramente fiquei meio perdido
> (Linux configurando SAMBA no Google trás 457.000 resultados). Agradeceria
> muito se alguém pudesse me dar algumas dicas ou indicar documentos que me
> ajudassem a:
:-)  - procure no google "SAMBA LENTO" e não encontrará nada sobre samba-canção!

> 1) cadastrar usuários com acesso apenas por rede local, sem acesso direto
> ao computador (o usuário poderá logar e utilizar um diretório compartilhado
> mas não poderá logar diretamente na máquina). É possivel, não achei nada
> sobre isso.
não sei... mas acho que existem questões mais importantes...

> 2) fazer com que um determinado usuário possa acessar apenas um ou alguns
> diretórios, com diferentes direitos. Ou seja tenho vários diretórios
> (pastas) DIR_A, DIR_B, DIR_C. O usuário joao poderá acessar o DIR_A para
> ler, escrever e executar e o DIR_B só para ler; antonio poderá acessar
> todos os diretórios sem restrição e marta poderá acessar DIR_C plenamente e
> o DIR_B só para leitura.
o sistema de grupo do Linux resolve isso com facilidade mas com samba
eu não sei.

> 3) Uma impressora ligada ao computador poderá ser utilizada apenas pelos
> usuários cadastrados (marta, antonio, joao).
> -> os usuários poderão estar utilizando Linux ou Windows.
agora a casa caiu: aqui temos 13 impressoras para 100 funcionários que
imprimem diretamente nelas pois as impressoras estão em rede; se por
um lado temos alta disponibilidade (quem precisa imprimir consegue) não
temos controle de acesso (quem pode imprimir onde) e muito menos logs
de uso (quem imprimiu quanto).

ainda não encontramos uma solução "elegante" mas em breve vamos
testar algo parecido com o Curupira (www.softwarelivre.gov.br):
ldap-samba-postgresql-pykota... (dizem que o pykota contabiliza "taxa
de cobertura" - uma foto gasta muito mais que 10 folhas "normais")

> Agradeço imensamente qualquer ajuda
>
> Abraços,
>
> Antônio Olinto

...e é isso: