[Ubuntu-BR] cadastrar usuários e compartilhar pastas de forma controlada

Antonio Silva aolinto.lst em gmail.com
Segunda Julho 23 21:33:27 UTC 2012

Olá a todos

Embora utilize o Linux Ubuntu há algum tempo sou basicamente um usuário de
desktop. Tenho um computador no trabalho e quero que ele passe a ser o
local de armazenamento e compartilhamento de arquivos de diverentes pessoas.

Pesquisei na rede e vi inúmeros textos e sinceramente fiquei meio perdido
(Linux configurando SAMBA no Google trás 457.000 resultados). Agradeceria
muito se alguém pudesse me dar algumas dicas ou indicar documentos que me
ajudassem a:

1) cadastrar usuários com acesso apenas por rede local, sem acesso direto
ao computador (o usuário poderá logar e utilizar um diretório compartilhado
mas não poderá logar diretamente na máquina). É possivel, não achei nada
sobre isso.

2) fazer com que um determinado usuário possa acessar apenas um ou alguns
diretórios, com diferentes direitos. Ou seja tenho vários diretórios
(pastas) DIR_A, DIR_B, DIR_C. O usuário joao poderá acessar o DIR_A para
ler, escrever e executar e o DIR_B só para ler; antonio poderá acessar
todos os diretórios sem restrição e marta poderá acessar DIR_C plenamente e
o DIR_B só para leitura.

3) Uma impressora ligada ao computador poderá ser utilizada apenas pelos
usuários cadastrados (marta, antonio, joao).

-> os usuários poderão estar utilizando Linux ou Windows.

Agradeço imensamente qualquer ajuda

Abraços,

Antônio Olinto