[Ubuntu-BR] RES: Re: Trava do Clique...

Humberto Fraga xisberto em gmail.com
Segunda Julho 16 17:20:42 UTC 2012

Olá, Bonifácio.

Em 16 de julho de 2012 10:35, Bonifacio Monsores Falcao <
bonifalcao em gmail.com> escreveu:

> Amigo José,
> Muito obrigado pela dica, mas como faço para dar uma "olhada" lá, pois
> ainda sou bastante leigo em matéria de Linux?

Acho que a maneira mais fácil seria testar o Kubuntu. Baixe a iso, grave em
um CD, e dê um boot com ela, como se você fosse instalar. Quando o sistema
perguntar se deseja instalar ou testar, escolha testar. Aí você terá um
ambiente de trabalho e poderá verificar se existe a opção nas configurações.

Aqui deixo alguns alertas:
- O nome pode ser outro, ao invés de Trava do Clique. Fique atento.
- A opção pode estar dentro da parte de Acessibilidade, o que é mais
lógico. Verifique lá também.

Se no Kubuntu estiver a opção, aí você pode então voltar ao seu sistema
normal e instalar o pacote kubuntu-desktop. E então no momento do login
escolher usar o Kubuntu (assim como um dia você fez para escolher o Gnome
Shell no lugar do Unity).

No Gnome, nas opções de Acessibilidade, há uma função que se aproxima do
que você quer. Pode ser que ela quebre um galho, mas achei muito pouco
prático.

- Abra as opções de Acessibilidade, e escolha a aba "Apontando e clicando"
- Existe a opção "Clique Flutuante". Quando você a ativar, vai aparecer uma
janela. Não feche essa janela. Ela permite você escolher que tipo de clique
deseja (entre clique normal, duplo, arrastar e secundário).
- Selecione Arrastar e mova a janela para algum ponto em que não te
atrapalhe. Mais uma vez, não a feche.

Esse clique flutuante funciona assim: Você seleciona na janela popup que
clique você quer. Depois você move o mouse até o seu alvo e deixa ele
parado por um tempo (o tempo do primeiro controle deslizante). Quando o
tempo passar, aquele tipo de clique será executado. Quando você clicar
novamente, o arrastar será liberado.

O chato é que precisa manter a janela popup aberta, pois toda vez que a
função é usada, o tipo de clique selecionado volta para o clique normal. O
segundo controle deslizante é um limite de movimento, caso você trema o
mouse, para ele considerar que você quer ativar a função.

Com um pouco de pesquisa, começando pelo link que o Lourilúcio enviou
(parece que você leu só a pergunta, e não as respostas dadas), dá pra
conseguir uma solução com atalhos de teclado, mas esse email está muito
longo. Caso tenha interesse, pergunte.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com