[Ubuntu-BR] Boot UEFI

Rafael Soares rafaelsoaresbr em gmail.com
Domingo Julho 15 14:45:16 UTC 2012

Bom dia pessoal da lista.

Instalei o Ubuntu 12.04 64bits da forma que sempre faço, pelo pendrive,
particionamento manual, coloquei apenas uma partição, tabela de partição
msdos.
Aconteceu que quando o PC reiniciou para eu usar o sistema instalado ele
não deu boot, mostrou aquela mensagem "No bootable device found" ou alguma
coisa assim.

Beleza, fui instalar de novo, dessa vez eu escolhi a opção "Substituir a
instalação atual...", ou seja, particionamento automático, e na hora de
reiniciar deu tudo certo, e quando eu fui ver as partições criadas eis que:

________________________________________________________________________________________________
$ sudo fdisk -l
[sudo] password for jack:

WARNING: GPT (GUID Partition Table) detected on '/dev/sda'! The util fdisk
doesn't support GPT. Use GNU Parted.

Disco /dev/sda: 320.1 GB, 320072933376 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 38913 cylinders, total de 625142448 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x00000000

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1               1   625142447   312571223+  ee  GPT

O instalador particionou o HD usando tabela de partições GPT!!!!!!!!!!
Abrindo o programa Monitor do sistema eu vi duas partições, /dev/sda1
montada em /boot/efi e /dev/sda2 montada em / além da partição swap.

Antes de instalar eu tinha ativado no SETUP a opção "UEFI boot".
E então, eu deixo assim mesmo? Vale a pena usar o UEFI?

--
Rafael Soares