[Ubuntu-BR] XEN

Fábio Rabelo fabio em fabiorabelo.wiki.br
Quarta Julho 11 13:53:02 UTC 2012

Se o Sr. está utilizando o Virt-manager, então as VMs tb receberão o
comando de shutdown, o problema é o tempo que o processo levará .

O Virt-manager usa a libvirt para manipular as VMs, e a libvirt repassa os
comandos de start e shutdown do host para as VMs .

Mas eu tive problemas com o comando que era enviado no no-break para o
host, que ocorria qdo o no-break calculava que na atual carga a bateria
seria esgotada em 5 minutos, e eu não descobri como alterar este parâmetro .

Acontece que o shudown de todas as VMs levava BEM mais de 5 minutos, no meu
caso, quase 15 minutos !!!

O que eu acabei fazendo foi colocar dois no-breaks em série, um grande para
manter todo o sistema no ar, e que envia o comando de shutdown para os
Hosts, e um pequeno, para cada host induvidual, que "segura" apenas 20 ou
25 minutos, e pto mantés os hosts até que o precesso de shutdown seja
concluido .

Se o Sr. descobrir como alterar o parâmetro do tempo de bateria em que o
no-break envia o comando de shutdown, por favor poste na lista !

Fábio Rabelo