[Ubuntu-BR] Gerência de Redes

linux tux linux.tux em hotmail.com
Quinta Julho 5 13:07:12 UTC 2012

 Veja algumas dessas ferramentas,,,,,

Eu pessoalmente indico para linux o MRTG... é bem completo é só atvar os filtors direito e você terá informações de CPU, HD, RAM, Processos rodando na estação, programas instalados etc... Existe o PRTG que para plnataforma windows e o MRTG para plataforma Linux.

Ferramentas de monitoramento de redes de computadors — Presentation Transcript
1. Ferramentas de Gerência de Redes Danilo DiasFunções e características de ferramentas de monitoramento de redes.
2. Visão Geral● Objetiva mostrar as funções de Ferramentas como: Nagios, Cacti, Zabbix, MRTG e OCS Inventory.● Procuramos mostrar as principais funções de cada uma dessas ferramentas de monitoramento de sistemas de rede de computadores.
3. NagiosNagios é uma aplicação de monitoramento,essa ferramenta monitora hosts e serviços,gerando informações acerca dodesempenho na rede.
4. Características principaisAcompanhamento de serviços de rede (SMTP, POP3,HTTP, NNTP, PING, etc).Acompanhamento de recursos de host (carga doprocessador, uso de disco).Checagem de serviços paralelamente.Envio de notificações quando problemas de serviçoou host ocorrer e ficar resolvido (via e-mail, pager oumétodo definido pelo usuário).Interface web opcional para visualização do status darede atual, notificação e histórico de problemas,arquivo de log, etc.
5. Nagios
6. CactiCacti é uma ferramenta que recolhe e exibeinformações sobre o estado de equipamentosem uma rede de dados em forma de gráficos.
7. Características PrincipaisNúmero ilimitado de elementos gráficos com baseEm rrdtoll.Contém um mecanismo de entrada de dados quepermite aos usuários definir scriptspersonalizados que podem ser usados para coletardados.Templates permitem gráficos comuns que devemser agrupadas por modelagem.A exibição em árvore permite aos usuários criarhierarquias de gráfico.A base de dados de gerenciamento de usuáriospermite administradores criar e administrarusuários.
8. Cacti
9. Nagios X CactiCacti faz uso de mais elementos gráficosenquanto Nagios se preocupa em mostrar oestado da rede sem o uso de gráficos.Os dois podem ser usados juntos, um comocomplemento do outro.
10. ZabbixO Zabbix é uma ferramenta criada paramonitorar a performance e a disponibilidadedos ativos de uma rede, ele possuifuncionalidades herdadas do Nagios e doCacti.
11. Principais CaracterísticasEscalabilidadeInterface Web de administraçãoMonitoramento em tempo realMonitora o uso: Memória, carga do sistema,disponibilidade de serviços e etc.Herda algumas características do Nagios eCacti.
12. Zabbix
13. Nagios, Cacti X ZabbixO grande diferencial entre esses é que oZabbix consegue agregar valores das duasferramentas, Nagios e Cacti.
14. MRTGO Multi Router Traffic Grapher (MRTG) éuma ferramenta que utiliza o protocolo*SNMP para obtenção de informações detráfego dos mais variados objetos presentesem um ambiente de rede.
15. Principais CaracterísticasUso de gráficos.Monitoramento através do protocolo snmp ouscripsts externos.Pode ser utilizado para monitorar diversos outrossistemas, como servidores de e-mail, Squid,servidores web, etc.Poder de geração de gráfico muito grande, bastaque se tenha uma fonte de dados para o MRTGgerar seus gráficos.Possui uma ferramenta para gerar os arquivos deconfiguração: o CFGMAKER. Possui umaferramenta para gerar página de índice para oscasos em que muitos itens são monitorados: oINDEXMAKER.
16. MRTG
17. Nagios, Cacti, Zabbix X MRTGA principal diferença entre essas ferramentasesta na capacidade do MRTG de gerargráficos, só basta que ele tenha uma fontede dados para executar seus gráficos, noentanto ferramentas como o Zabbix quedetém características no Nagios e Cacti semostram mais poderosas quando se trata deredes com muitos dispositivos.
18. OCS InventoryOCS Inventory NG é um software parainventário de computadores Windows eUnix, licenciado sob a GPLv2.
19. Principais CaracterísticasDa suporte ao gerenciamento de usuárioGera inventario de: Tipo de cpu, Service pack,tipo de memória Ram, Sistema Operacional damáquina, enfim várias informações.Da opção de fazer busca por um host comvários parametros para se fazer a pesquisacomo: desde o tipo de configuração eté oendereço mac da máquina.Gera informações de todos os softwaresinstalados na máquina de A a Z.Opção de configuração do agente, no sentidodo que ele irá coletar de informação paraenviar pro servidor OCS.
20. OCS Inventory
21. Nagios, Cacti, Zabbix, Mrtg X OCS InventoryEssa ferramenta se difere das demais pelopropósito a qual foi desenvolvido, visto queela serve para fazer um inventário dos ativosde uma rede, desde memória até softwareque esta rodando na máquina monitorada, oZabbix por exemplo tem uma pequenafuncionalidade que se preocupa em fazerinventário, no entando quando se trata deinventário o OCS Inventory é a ferramenta aser usada.
22. ConclusãoVimos aqui alguns dos free softwares maisusados em monitoramento de redes, suasprincipais funcionalidades, características ealgumas diferenças entre eles, lembrandoque uma boa plataforma de gerenciamentodeve alocar softwares com diferentescaracterísticas, ou seja há um maior poderde monitoramento quando se tem umconjunto de ferramentas como essas

Fonte:  http://www.slideshare.net/danilohabreu/trabalho-ferramentas-de-monitoramento

Abraços;

Espero ter lhe ajudado;;;

Messias Oliveira