[Ubuntu-BR] [OT] Opinião favorável ao Unity

Domingo Julho 1 15:44:35 UTC 2012

Boa tarde, comunidade.

Apesar de não ser favorável a este tipo de email, um artigo no TechRepublic
sobre o Unity [1] me chamou a atenção, mais por ter afirmado, em tréde
anterior, que, mesmo lá fora, o hate contra o Unity não é tão forte. De
fato, um dos últimos parágrafos, que reproduzo abaixo, curiosamente,
reflete a mesma opinião que eu tenho a respeito do Unity:

Change is hard — period. For many, the idea of change is such a painful
notion they wind up missing out on some incredible advancements. Unity is
one such advancement. If you are looking for a way to help you focus on the
task at hand, and make more use out of your day, you owe it to yourself to
give Ubuntu Unity a try. When I first used it, my connection was mostly on
a “novelty” level. It was cool, it was different. But now, after giving it
plenty of time to really sink in, I fully understand the “why” behind the
design and execution.

Traduzindo livremente:

Mudar é difícil - ponto. Para muitos, a idéia de mudança é uma noção tão
dolorosa, que eles acabam perdendo alguns avanços incríveis. Unity é
umdessesavanços
. Se você estiver procurando uma maneira de ajudá-lo a se concentrar na
tarefa à sua frente, e fazer mais uso do seu dia, você se deve dar uma
chance ao Ubuntu Unity. Quando o usei pela primeira vez, a minha
conexão era principalmente
em nível de "novidade". Foi legal, foi diferente. Mas agora, depois de
ter-lhe dado tempo de sobra para realmente me aprofundar, eu compreendo
perfeitamente o "porquê" por trás do projeto e execução.

Não espero mudar a cabeça de ninguém. Não somos rebanho, como já disse
nessa lista. Canonical tem feito um trabalho excelente com o Ubuntu;
trabalho com algumas falhas, mas cujo resultado tem sido o mais expŕessivo
para o Linux desde 1991. Unity é uma mudança num paradigma de trabalho que
vem desde o Windows 3.0, que tem dado um bom resultado, nos níveis de uso o
mais variados, seja para desenvolvedores, designers, ou minha esposa, que
navega na internet e conversa no bate-papo. É apenas preciso dar uma chance
ao novo. E, se o novo não agradar mesmo, bem, o que não falta é opção de
desktop environments dentro do próprio Ubuntu.

Desculpem o longo texto.

[1]
http://www.techrepublic.com/blog/opensource/ubuntu-unity-making-the-desktop-seriously-efficient-again/3701

--