[Ubuntu-BR] Lista, Gabriel Ribeiro convidou você para abrir uma conta do Gmail

Humberto Fraga xisberto em gmail.com
Quinta Janeiro 26 12:37:25 UTC 2012

Em 26 de janeiro de 2012 08:49, Murilo Cruz <murilolcruz em gmail.com>escreveu:

> Segunda opção: -> ter uma conta de e-mail em algum domíno gratuito?
> Mas não basta ser gratuito, pois o gmail é. Queria um opensource mesmo.

E qual vai ser a diferença para você, Murilo? Digamos que encontre, mas
será que as pessoas fornecendo o serviço tem espaço suficiente para
armazenamento? Será que são comprometidas com a qualidade do serviço? Mesmo
sendo comprometidas, elas podem não ser capazes de manter o serviço sempre
funcionando. Isso sem falar dos seus dados armazenados lá.

Outro ponto a se considerar, é que você como usuário do serviço
dificilmente terá certeza de que o software rodando no servidor seja mesmo
o software livre alegado. Pode ser uma versão modificada sabe-se lá com que
objetivos. Veja que se eu monto um servidor de email com software livre e
abro para as pessoas criarem suas contas, eu não sou obrigado a distribuir
o código-fonte do software que está sendo executado no servidor. Só seria
obrigado se eu deixasse as pessoas baixarem o programa servidor para
implementarem seu próprio serviço.

E por último, o Gmail de certa forma usa software livre, uma vez que os
servidores usados são Linux.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com