[Ubuntu-BR] [OFFTOPIC] Thunderbird: Consumo de memória e Gerenciamento de tags

hamacker sirhamacker em gmail.com
Sábado Janeiro 21 00:04:22 UTC 2012

Ahh sim, mailbox é bem mais lento para ser operacionado por outros
programas. Tendo instalado diversos servidores de email, a comparação
entre mailbox e maildir é óbvia para mim. Eu recomendaria mbox apenas
caso haja poucos usuarios e que organizem muito bem os seus dados
separando-os por pastas conforme o contexto,  maildir para todos os
demais. O mbox não torna apenas o thunderbird mais lento, torna todo o
sistema mais lento quando tem que recriar indices ou fazer
movimentação de mensagens de uma pasta para outra, etc...

Maildir não é mais economico que mailbox, ao contrário, é mais
dispendioso no que diz respeito a espaço em disco.
Visto que no formato Maildir, cada mensagem é um arquivo e cada
database é uma pasta, o tamanho do cluster no sistema de arquivos
causa um belo disperdicio de espaço porque um cluster não subaloca
espaço vazio para arquivos diferentes. Mas é o tal do custo/beneficio,
na maioria dos casos que vejo, a performance é mais levada em conta do
que espaço em disco.

Quanto maior a pasta (onde na realidade cada pasta é um arquivo) no
thunderbird maior o problema com os indices, os indices são os
salvadores do thunderbird, sem eles seria impraticavel usar o
thunderbird com esses bigs arquivos. Mas não tem jeito, mesmo com todo
esse cuidado, com tamanhos assim fica lento, não apenas o thunderbird,
mas o sistema em geral.

Sua comparação com database não é muito valida, pois bancos de dados
como PG, Firebird, MSSQL... trabalham com um conceito de arvores
binárias (b-tree) que é muito eficiente, se o arquivo mbox do
thunderbird tivessem que ser comparado a um database então seria
comparado aos databases do cobol na decada de 80 onde o armazenamento
é sequencial, nem flatdatabases como Paradox e Access armazenam as
informações do jeito que o thunderbird faz.

O thunderbird é o unico que conheco software para Desktop que usa mbox
para manter os seus dados, a maioria usa um motor de banco de dados
próprio justamente para lidar com o problema acumulo de dados. A
explicação para mim é clara, nunca corrompe, é um plaintext que a
qualquer momento pode ser importado por outro programa. É curioso que
o servidor da microsoft - Exchange - usa Access até o dia de hoje, e
uma das queixas recorrente em forum é justamente problemas com tamanho
de dados. Sempre que perguntam para a microsoft porque ela não usa o
MSSQL, dizem o Access mesmo quando dá problemas é facil de reparar com
Jet e não há necessidade de um DBA como seria no MSSQL.

Um Abraço.