[Ubuntu-BR] Problemas no banshee

Sexta Janeiro 20 18:14:31 UTC 2012

Humberto, grato pela pronta resposta,

Em 20 de janeiro de 2012 10:01, Humberto Fraga <xisberto em gmail.com>escreveu:

> André, se você está usando o EasyTag para controlar as tags, então deve
> dizer ao Banshee para não fazer o mesmo. Na aba Geral das preferências do
> Banshee, existe a opção Atualizar arquivo e nomes de pasta, que no seu caso
> deve estar desmarcada. Esta opção faz com que o Banshee renomeie e mova os
> arquivos de acordo com as configurações, deixando essa opção desmarcada,
> ele não vai mudar nada.

Olha só, o problema não é esse. Eu, às vezes escrevo muito, e mesmo assim
não me faço entender. Vou tentar de novo:

O problema é que o Banshee está mostrando errado as informações:

Há dois campos nas tags das músicas: Artist e Artist Album para gerenciar
os artista e campo (check box) que indica se é uma coletânea ou não. O
banshee sempre está a usar o campo Artist, que seria o certo
para álbuns que não são coletâneas, mas para álbuns que possuem músicas de
diferentes artistas (ou mesmo coletâneas do mesmo artista), o banshee não
mostra/pesquisa corretamente. Mesmo eu marcando o check de coletâneas ele
usa Artist, em vez de Artist Album.

Por exemplo:

* tenho um CD do Vangelis, chamado 1492 - A Conquista do Paraíso, que é um
álbum normal Quando clico em Vangelis, eu vejo o CD 1492. Quando clico no
álbum, eu vejo todas as músicas. OK!!!!!

* mas também tenho um "artista" chamado Webradio Natureza, que possui
vários álbuns, que são coletâneas de vários artistas. Cada album é uma data
no formato AAAA-MM-DD (que representa o dia do rip da rádio). Note que cada
música aí dentro tem um nome, um artista e o artista do álbum é Webradio
Natureza. A estrutura de pasta é WebradioNatureza/2012-01-10/01 - Richard
Clayderman - Murmures.mp3. Neste caso, quando clico em Webradio Natureza,
não aparecem os álbuns corretamente. O banshee insiste em manter a música
Murmures sob o artista Richard Clayderman.

Tanto a estrutura de pastas como as tags das músicas estão corretas. No
banshee já ajustei para usar a minha estrutura de pasta (opção Album
Artist/Album/TrackNo - Music Name). O problema é mesmo com o banshee.

Se eu ligar a opção sugerida de o banshee atualizar as pastas pelas tags
(já havia feito isso), o banshee simplesmente arrebenta com a minha
estrutura de pastas. No exemplo, ele cria uma pasta chamada Richard
Clayderman e coloca uma única música lá dentro!

Tá parecendo um bug no banshee: a opção de coletânea (isto é, usar Artist
Name, em vez de Artist) para as pesquisas e visualizações, não está
funcionando (como deveria).

Acho que agora me fiz entender.

Abraços e no aguardo de novas ideias.

André Cavalcante