[Ubuntu-BR] [OFFTOPIC] Thunderbird: Consumo de memória e Gerenciamento de tags

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quinta Janeiro 19 15:46:16 UTC 2012

Olha, quando por aqui usavamos o Thunderbird (atualmente só usamos o o
gmail) havia problemas com performance em alguns departamentos onde a
caixa principal era enorme. Eu não tinha problemas  porque sempre as
catalogava em pastas por assuntos então embora o tamanho geral fosse
grande, cada mbox tinha no maximo 500mb, mas os usuários dummy
deixavam tudo na caixa principal e depois xingavam a lentidão. Se o TB
armazenasse as mensagens no formato maildir talvez fosse mais rápido,
mas abrir mais do que 2GB de arquivo num windows é consumir muitos
recursos, tenta abrir um .txt com 2GB e veja o sofrimento, embora o TB
abra o arquivo de forma diferente ainda assim é um flatdatabase.

Acho que separar por tags não funciona porque o arquivo no formato
mbox do thunderbird continuará a crescer indiscriminadamente, quanto
maior, pior. Usando varias contas ainda piora porque o TB abre
conexões em background e deixam o foreground lento quando se clica nas
mensagens que vem por imap. Além disso, há alguma coisa no Gmail que
parece deixar as contas acessadas via Imap mais lentas ou restritas,
eu notei que quando varias pessoas baixam suas mensagens via imap
algumas delas ficam em estado de espera até que outra termine ou por
timeout, dava muito timeout no TB+gmail, mais do que o ISP anterior.

Assim migramos toda a empresa para o gmail e a maioria usa via
navegador e não há reclamações, em vários aspectos é melhor, como o
uso das tags e filtros com aplicação de tags+arquivamento. Noutros é
pior como o caso dum usuário que queria eliminar as mensagens mais
antigas e o gmail não tem recurso para isso na janela de busca.

TB agora só mesmo para fazer backup de certas contas no gmail.

[]'s e boa sorte.