[Ubuntu-BR] tamanho ideal para particionar ubuntu

Welington Rodrigues Braga (Listas) listas em welrbraga.eti.br
Terça Janeiro 17 13:48:28 UTC 2012

Nas últimas máquinas que tenho instalado Ubuntu eu tenho usado a
seguinte configuração:

* raiz de 20GB (em média o consumo não passará dos 10GB)
* Swap = RAM + alguns MBs (o suficiente para que em caso de hibernação
a RAM possa caber no swap)
* /home = Tudo o que sobrar

Se a máquina é minha, eu incremento esse esquema com uma partição
/boot de 512MB e outra partição gigante configurada como LVM, então
crio os volumes lógicos para Raiz, Home e Swap com os valores
indicados antes.

Em 17 de janeiro de 2012 11:10, Usiel Amaral <usiel em usiel.net> escreveu:
> Isso depende do tamanho total do seu HD..
>
> Partição raiz "/":
> -> acho que 15Gb seja suficiente pro raiz "/" mas, se possível coloque mais.
>
> Partição "swap":
> -> Para partição swap é recomendado q seja o dobro da memória RAM, se vc tem
> 4Gb de RAM coloque 8Gb de swap; embora alguns achem exagero.
>
> Meu HD é de 320Gb, uso somente linux, minha partição raiz tem 60Gb e já to
> usando 8,33Gb; se fosse de 15gb já tava preocupado. Eu uso um WinXp no
> virtualbox, só pra alguns serviços da empresa que não funcional em linux.

> [...]

Welington Rodrigues Braga
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9