[Ubuntu-BR] Sun-java x OpenJDK

Marcos Barbosa marcosestevesbarbosa em gmail.com
Sábado Janeiro 14 19:10:47 UTC 2012

Olá Tiago,

Vou tentar responder tuas dúvidas:

1. O sun-java6  atualmente não serve para nada por que a Oracle (dona
do Java) proibiu a redistribuição em distribuições LInux do Java
proprietário que atende pelo nome de sun-java6. Agora o recomendado é
mesmo o OpenJDK.
2. eu pessoalmente recomendo instalar os seguintes pacotes e suas dependências:
openjdk-6-jre
icedtea6-plugin
3. A diferença basicamente é que sun-java6 é a implementação oficial e
proprietŕia do suporte a tecnologia Java, enquanto openjdk é a
implementação livre. Só para notar alguns sistemas podem ter sidos
desenvolvidos exclusivamente para o Java oficial, logo o Java livre
(openjdk) pode funcionar meia-boca ou nem funcionar.
4. Instala os pacotes openjdk-7-*. Não tenho certeza se o icedtea
existe na versão 7. Nesse caso melhor continuar com a 6.
5. O icedtea6-plugin é simplesmente o plug-in para o navegador (assim
como o plug-in do Flash, que também é um plug-in  do navegador) que
adiciona suporte a execução de aplicativos Java. Aplicativos Java
podem ser executados via navegador ou podem ser executador direto no
PC, como o programa da Receita Federal que é escrito em Java e é
executado direto no PC, sem ser via Internet.

Tiago, sanei as suas dúvidas? Qualquer outra dúvida não deixe de
entrar em contato.

Forte abraço a todos!