[Ubuntu-BR] Instalar Ubuntu via pendrive

Humberto Fraga xisberto em gmail.com
Sexta Janeiro 13 14:23:15 UTC 2012

Em 13 de janeiro de 2012 10:54, Wilson Costa Marinho Filho <
wilsonmarinho em ig.com.br> escreveu:

> Humberto,
>
> Eu não tenho certeza sobre a partição!
> Como eu posso saber onde fica a partição do windows?
> Esse comando "sudo unmount" agirá apenas nesta partição? Isso fará o que
> exatamente?

Quando você instalou o Ubuntu, ele pode ter te perguntado onde você
gostaria que a partição do Windows ficasse. Você consegue acessar os
arquivos do Windows? Em que pasta eles ficam?

Vou supor que eles ficam na pasta /media/windows. Você então abre o
terminal (já que o testdisk funciona pelo terminal) e dá o comando mount.
Ele vai listar as partições montadas e os diretórios onde elas aparecem.
Procure a pasta lá. Vai ser algo parecido com:
/dev/sda1 on /media/windows type ntfs (rw)

Tenha certeza de (1) verificar o tipo ("type ntfs" ou algo que pareça com
NTFS) (2) verificar a pasta ("on /media/windows" é um chute meu, no seu
sistema pode estar diferente) e (3) anotar o nome da partição ("/dev/sda1"
no meu exemplo).

As informações (1) e (2) acima são essenciais para você identificar se está
trabalhando com a partição correta. A informação (3) é a que você vai usar
daqui em diante. Se não se sentir seguro, copie e cole a saída do comando
mount aqui na lista.

O próximo passo é desmontar a partição. Isso faz com que você não possa
acessar os arquivos dela, e é essencial para que o testdisk funcione. Para
isso você usa o comando "umount", mas com sudo antes. No exemplo que eu
falei, seria assim:

sudo unmount /dev/sda1

Ele vai pedir a sua senha antes de continuar. Lembre de que você não vai
obrigatoriamente usar a sda1 no seu caso, é só um exemplo.

Se o comando unmount der certo, ele não vai mostrar texto nenhum. Use
novamente o mount para ver se a partição ainda aparece. Se ela não estiver
mais listada, está tudo certo. Agora é a hora do testdisk. Basta digitar
"sudo testdisk" e seguir os passos na tela. Escolha a partição que você
anotou lá em cima (3), e lembre de criar uma pasta para salvar os arquivos
dentro do seu diretório pessoal do Ubuntu.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com