[Ubuntu-BR] Um microfone há um ano e meio emudecido

Luciano de Souza luchyanus em gmail.com
Sexta Fevereiro 24 00:22:00 UTC 2012

Caros,

Tentava falar por voz com o Pidgin, utilizando GTalk. Ouço
perfeitamente, mas o meu contato nada ouve.

O microfone está conectado e plenamente operante, visto que, no Windows,
está a funcionar como deve ser.

Fui às propriedades de som e, em seguida, ao Gnome Alsa Mixer. Há
muitas, realmente muitas opções. Se entendesse ao menos alguma coisinha
de som, agradeceria por haver programas que me oferecessem tantas
opções. Como não entendo nada, absolutamente nada de configuração de
microfones, não consegui evoluir.

Aliás, já fiz por aqui esta pergunta. Um colega sugeriu que configurasse
aquilo que é necessário no Alsa. O problema é que não sei o que é
necessário. No que tange a estas configurações, infelizmente, o meu
estágio é de pré-analfabetismo.

É claro que, para esta dificuldade, talvez esteja a contribuir o fato de
ser cego e estar a utilizar leitor de telas. Há acessibilidade, mas não
há conforto na navegação. Se eu não souber exatamente o que estou
procurando, muito provavelmente não terei êxito.

Até certo ponto, adiei esta configuração. É que se cometer o erro de
emudecer o som, terei de reinstalar o sistema operacional como já
ocorrera antes, embora não pelo mesmo motivo.

ocorre que este é risco que desejo assumir. Se tudo falhar e se tiver de
reinstalar o sistema, então, reinstalo. O Linux Acessível permite-me
fazê-lo com tranqüilidade.

Abri o gravador de sons e falei algumas palavras ao microfone. O arquivo
de som é gerado, mas não se dá nenhuma captação. Então, está demonstrado
que o problema do microfone não se restringe ao Pidgin.

O que lhes pergunto é: dado o que descrevi, têm alguma idéia do que
poderia alterar em minhas configurações?

Luciano