[Ubuntu-BR] Como Faço Meu QCad Abrir os .dxf?

soltec em br.inter.net soltec em br.inter.net
Terça Fevereiro 21 17:01:09 UTC 2012

Alô Pessoal

A pergunta mais genérica seria: Como faço arquivos com uma certa
extensão serem abertos por um programa para Linux que não está na
Central de Programas do Ubuntu 11.10, que usa o Unity? Procurei no
Google, mas a resposta do "estado da arte" atual parece ser "não tem
jeito" Mas como é sempre possível que os nobres cavaleiros da liberdade
já renham descoberto uma saída, posto aqui esta pergunta.

Vamos ao caso específico: Como eu costumo desenhar bastante, adquiri a
versão paga do QCad que tem alguns recursos a mais que a versão livre,
que se encontra na Central de Programas do Ubuntu. O 10.04, quando se
clicava em "propridades" e "abrir com" do arquivo, oferecia os programas
recomendados, mas permitia que se procurasse qualquer outro programa
instalado no computador e registrá-lo como preferencial para abrir o
arquivo. Assim eu usava o meu QCad tranquilamente. No 11.10, com Unity,
esta opção sumiu. Já viram tal regresso na liberdade de escolha? Esta e
algumas outras coisas estão começando a dar a impressão que o Ubuntu
quer seguir o caminho daquele terrível SO, que engessa tudo e decreta:
"Ou usa os meus ou não usa". Mas como sei que o povo unido jamais será
vencido, tenho a esperança que a comunidade não permitirá este desvio
dos caminhos da liberdade e da democracia para o do autoritarismo e do
arbítrio ( Estou inspirado por um discurso de Ulísses Guimarães que
acabei de ler ).

Assim, mantenho o foco na pergunta: Como faço meu QCad abrir os .dxf?
Creio que as respostas fornecidas abrirão caminho para a solução da
questão mais genérica referida acima.

Um abraço

Mário Vianna