[Ubuntu-BR] Problemas na re-instalação

Usiel Amaral usiel em usiel.net
Quinta Fevereiro 16 00:28:23 UTC 2012

Oi Wilson, vamos lá...

> /dev/sda1 – onde está o Linux?
>
> /dev/sda2 – Windows
Observe o "Sistema de arquivos", o windows usa o sistema "ntfs".
O Linux usa "Sistema de arquivos" "ext4" entre outros.

> /dev/sda3 – está subdividido em sda7, sda8, sda6, sda5?
Dica: existem 2 tipos de partição: Primária e Estendida. Todo HD
comporta no máximo 4 partições primárias, quando se precisa ter mais de
quatro partições, cria-se uma partição estendida e dentro dela vc pode
ter quantas partições quiser. Mas, sempre que possível use somente
partições primárias.

Essa partição sda3 é estendida com as partições sda7, sda8.... dentro dela.

Dica para dual boot (windows e linux), recomendo 4 partições (todas
primárias) (não importa a ordem):
1. partição com o S.O. windows (ntfs)
2. partição para dados (ntfs)
3. partisção com o S.O Linux raiz / "barra" (ext4)
4. partição swap p/ linux (ext4).... tamanho de 2Gb ou + (eu uso o dobro
do tamanho da mem. RAM)

Forma como eu usaria, outros podem ter opiniões diferentes
-> a partição 2 (mencionada acima) para windows (ntfs) deve ser
configurada no windows como drive D: (mude o DVD para E:)
      - configure a Biblioteca do win7 (ou "Meus documentos" dom win xp)
para ficar no drive D:
-> depois de o windows instalado e funcionando, instale o linux na
partição 3 (mencionada acima), configurando a partição 4 (mencionada
acima) como swap.

> o que é exatamente linux-swap?
     - é uma partição para troca, memória virtual, parecido com o
arquivo de mem. virtual do windows, só que no linux é mais eficiente por
usar partição, o windows usa um arquivo.

> O que quer dizer não alocada!?
     - é espaço sem uso, vc pode usá-lo com uma nova partição ou
aumentando o tamanho da partição mais próxima dele.

--

www.usis.com.br <http://www.usis.com.br/>
Usiel Amaral

Seja Livre: use Linux <http://www.ubuntu-br.org> e/ou BrOffice