[Ubuntu-BR] [OT] Canonical não vai mais financiar Kubuntu

Segunda Fevereiro 13 20:41:44 UTC 2012

Olá, somente esclarecendo.

Em 13 de fevereiro de 2012 18:22, Anderson Unsonst <
andersonunsonst em gmail.com> escreveu:

> eu não discordo que é o futuro, mas também não precisa esquecer o
> presente neh :p, muito melhor seria um fork especifico para essas
> plataformas.
> Estava recompilando  "fuçando" o kernel e percebi que é muitaaaaaaaaaa
> coisa que possuímos suporte e é ae que mora o problema.
>
> o nosso primo 'mac' não precisa se preocupar com 100000 modulos, ele
> apenas possui um modulo e pronto, enquanto nós nos matamos em criar um
> kernel genérico que possui uma  probabilidade de não funcionar
> adequadamente na nossa maquina.

Relativo isso: os módulos linux são softwares que são carregados ou
descarregados conforme a necessidade. Se o teu hardware tiver um módulo
linux compatível, então o kernel o carrega e ele estará funcionando tal
qual o módulo do iPAD funciona adequadamente no OSX.  Se um hardware não é
compatível aí esquece, ele não vai funcionar. O que as distros fazem é
carregar um "módulo genérico" nestes casos, mas aí pode funcionar
adequadamente ou não. Por exemplo, por muito tempo, quando as placas novas
da nvidia eram reconhecidas, o módulo noveau era carregado. Claro que
funcionava meia boca. Quando a nvidia lançou o seu driver (proprietário)
com todas as funcionalidades, tivemos um ganho enorme para o linux.  Mas
isso não tem nada a ver com o desenvolvimento do módulo em si. Não é porque
o Linux dá suporte a 1 milhão de hardwares que você vai carregar 1 milhão
de módulos. Longe disso, ele só vai carregar o que é necessário para o seu
hardware.

O problema mesmo, para o usuário, é a mudança de paradigma de GUI para NUI,
conforme os links que já postei anteriormente. E diria que este não é o
futuro, já é o presente! Neste aspecto, a Canonical está bem. Com o Unity
já francamente em desenvolvimento e uso, a Microsoft, por exemplo, já tá
atrás (no desenvolvimento). Há um tempo atrás a gente corria atrás deles,
hoje é exatamente o contrário. Dependendo da adoção do Linux (e em especial
do Ubuntu) no mundo dos tablets, aí a coisa desenrascaria para o Linux. Mas
não vejo isso tão próximo. Ao menos temos o Android já aparecendo atrás do
OSX e, bem atrás, virá a M$ (só não sei até quando).

Abraços

--
André Cavalcante
Porto Alegre, Brasil