[Ubuntu-BR] 2 monitores - não entendo os desenvolvedores

Usiel Amaral usiel em usiel.net
Segunda Fevereiro 13 11:11:17 UTC 2012

Eu uso 2 monitores diariamente e às vezes uso projetor multimídia
(data-show).

Tanto no unity como no gnome-shell (me parece que no windows também),
somente consigo ter uma boa performance de trabalho qdo configuro o
monitor principal ficando à esquerda e o secundário à direita, mesmo qua
a posição física deles seja diferente disso.

Qdo eu configuro o monitor secundário ficando à esquerda do principal, a
interface unity considera o da esquerda como principal mesmo ele sendo o
segundo monitor, o que pra mim é errado e todas as janelas de
aplicativos e todas as notificações abrem nele; já no gnome-shell a
barra de ícones (menu) se mantém no primeiro monitor (da direita), o que
já é melhor, e a tela do segundo fica completamente limpa (sem barra com
relógio e ícones - isso é ótimo); mas ao abrir um novo aplicativo ele
aparece primeiramente na tela do segundo monitor, o que pra mim está
errado, pois, imagine eu ministrando pra um grupo e ao abrir um novo
aplicativo (o qual não desejo mostrar pro grupo), ele aparece
diretamente na tela do data-show, eu ficaria constrangido.

Eu gostaria de poder configurar o monitor secundário de forma semelhante
à posição física dele (às vezes à esquerda), mantendo a tela do meu
notebook como monitor principal (todas as janelas e notificações abrindo
neste), seria possível isso?

--

www.usis.com.br <http://www.usis.com.br/>
Usiel Amaral