[Ubuntu-BR] as formulas do calc-libroffice em portugues

hamacker sirhamacker em gmail.com
Segunda Fevereiro 6 12:42:40 UTC 2012

Isso tem a ver com uma variável de ambiente.
Infelizmente não lembro o nome dela agora.

O calc sempre usou os nomes em inglês, mas a partir de uma determinada
versão começou a ficar muito microftiano e muita gente reclamou dos
atalhos e nomes em português. No Linux, assim como no Windows, certos
atalhos sempre servem para a mesma coisa independemente do programa,
por exemplo, CTRL+F é quase universal para "procura", CTRL+B para
Negrito (Bold) e assim por diante e somente no MSOffice isso era
diferente para a lingua portuguesa. Quando o OpenOffice começou a
copiar essa "feature" muita gente, em especial, linuxers reclamaram e
acho que em função disso, apenas no Linux os atalhos e nomes  de
funções ainda são os classicos, para mudar você tem que modificar uma
determinada variável de ambiente (não sei se incluiram isso na janela
de preferencias) para ter os comandos e atalhos traduzidos para
portugues igual ao MSOffice.

Melhor resposta talvez você possa obter na lista de discussão do libreoffice :
usuarios em pt-br.libreoffice.org

[]'s