[Ubuntu-BR] Computador conectado no Windows, desconectado no Ubuntu

Luciano de Souza luchyanus em gmail.com
Sexta Fevereiro 3 22:52:44 UTC 2012

Caros,

A rede não mais conecta em meu Ubuntu 10.10. A coisa é menos usual
porque o Windows, instalado na mesma máquina, conecta perfeitamente.

Pensei: "A coisa resume-se à configuração". Fui até as conexões de rede,
selecionei eth0, IPV4 e verifiquei as configurações de IP, máscara de
rede, gateway e os dois DNSs. Perfeito. Nada a reparar.

Não sei exatamente o que ele faz, mas como já vi colegas a utilizar o
"ping", chamei-o passando como primeiro parâmetro o meu IP e, em
seguida, novamente, passando um dos DNSs. A resposta foi algo como
"unreachable network".

O que estará errado? Tentei lembrar-me de algum evento anormal que
tivesse ocorrido com o computador. Então, lembrei-me de que hoje saí
incrivelmente acelerado para o trabalho. Tentei desligar o computador,
mas porque ele se demorava demasiadamente, interrompi o seu
funcionamento com o abrupto botão de desligar.

Agora, realmente, não sei o que devo fazer. Cheguei a pensar que fosse o
provedor. Até mesmo liguei para reclamar. Mas quando conectei com o
Windows por mais de uma vez, verifiquei que o problema se dá apenas com
o Ubuntu.

Teriam alguma idéia do que se passa?

Luciano