[Ubuntu-BR] Canonical e as informações que coleta

Leonardo Bergamo leobergamo em gmail.com
Sexta Dezembro 14 02:54:32 UTC 2012

Concordo com o Licio e com o Zandre,

a questão não é cruxificar ninguém,

apenas zelar para que fique claro que a coleta de dados é opcional, e,
ainda, quais dados serão coletados, e de preferência que venha "off",
mas no mínimo que seja fácil efetuar a escolha.

De forma prática, pra exemplificar: eu faço muita propaganda do Ubuntu e
pessoas diversas acabam utilizando, como por exemplo meu pai, mas aí eu
digo pra ele que é seguro, e de repente isso já não é bem assim (se ela
achar que não é mais seguro não vai mais utilizar), e acredito que isso
aconteça com muitos: fazer propaganda e usuários com conhecimentos
mínimos acabam testando e gostando do Ubuntu, e acredito que um dos
pontos fortes que chama atenção para vir para o Ubuntu é a segurança.

Toda empresa deve buscar lucrar, mas é um tiro no pé criar mecanismos
que vão no sentido inverso da luta por liberdade dos usuários, ou seja,
isso tende a diminuir o lucro, pois uma parte deste lucro poderia ser
gerado por aqueles usuários que não utilizarão mais o Ubuntu.

É importante gerar formas inteligentes de auferir lucro porque esses
emails sobre "coleta de informações" não é são uma "gritaria", é apenas
o exercício da liberdade expressando uma opinião sobre um assunto de
interesse dentro de uma comunidade que tem algo em comum.  Essa é a
democracia que os gregos nos legaram.  Isso inclui opinar e mudar aquilo
que não estiver de acordo com a maioria.  Como eu já disse, sou formado
em filosofia e temas como liberdade e democracia são objetivos que
permeiam a história humana, e com certeza isso chega ao Ubuntu, cujo
nome e a própria filosofia que define o projeto Ubuntu é permeada por
ideais de liberdade, trabalho coletivo e democracia.

[ ]'s

Leonardo