[Ubuntu-BR] 12.04 Problemas na atualização

João Fracassi joao.nomad em gmail.com
Quarta Dezembro 12 16:34:20 UTC 2012

> E dentro do sources.list, tem todas os repositórios juntos, mesmo
> tendo divido no sources.list.d, tudo bem que eu esqueci de mencionar o
> sources.list.d, foi erro meu.

Não. O diretório sources.list.d é uma forma de organizar o sources.list,
não de duplicar as entradas. Aliás, se houverem entradas duplicadas, o apt
dá erro.

Eu li melhor aqui meu sources.list e tem repositórios que estão
aparecendo dentro do sources.list.d que não aparece no outro arquivo.
Tu está certo, ok.

> para você. Mas esta é uma prática perigosa e pode atrapalhar usuários
> novos. Além do mais, você não o instruiu a retirar a permissão depois de
> fazer as alterações.

    Agora, bate pronto, não conheço nenhum arquivo de configuração do
linux (kernel mesmo) ou do GNU (aplicativos mesmo) que não possua flag
de gravação para o root. Por favor, João poderia nos enviar algum
exemplo?

> Mas convenhamos, toda a tentativa de resolver um problema é valida,
> mesmo que sejá uma solução, absurda (que as vezes pode funcionar) e
> formatação é apenas uma solução, quando todas as tentativas prováveis
> e possíveis foram feitas para resolver o problema, sem sucesso.

Aqui eu discordo. Há uma responsabilidade quando tentamos ajudar.
Responsabilidade de não levar a pessoa a outro problema. De não passar para
aquela pessoa hábitos que podem se tornar danosos ao sistema dela.

Aqui neste caso eu discordo, tu deve trabalhar com Ti como eu e nós no
nosso dia-a-dia usamos o troubleshooting para resolução de problemas,
informática também é tentativa e erro até conseguir chegar ao seu
ponto de acerto. Até mesmo, nós sabemos que se o outro usuário não
conseguir uma solução, ou ele irá deixar assim do jeito que está ou
irá formatar o computador e reinstalar o Ubuntu. Em última instância,
se nada resolver, reinstalando resolve... (É uma mentalidade de
usuário Windows? É.... Mas funciona)... Posso estar errado, mas é o
meu jeito de fazer as coisas.

Um exemplo é o usb-modeswitch, quando faço a instalação dele e tenho
que editar o Makefile, ele não deixa nem com sudo, ai tenho que dar
permissão para poder editar o arquivo, não estou dizendo que este
jeito é certo ou errado, mas foi um jeito fácil que eu achei para
resolver este problema.

Meu intuito aqui não criar uma flame war contigo sobre quem está certo
ou está errado, mas expor minha opinião.

--
João Fracassi
Técnico em Informática e Redes