[Ubuntu-BR] 12.04 Problemas na atualização

Humberto Fraga xisberto em gmail.com
Quarta Dezembro 12 11:36:15 UTC 2012

Em 12 de dezembro de 2012 08:00, João Fracassi <joao.nomad em gmail.com>escreveu:

> Para editar o arquivo tem que dar a permissão de escrita nele, tem que
> dar a permissão primeiro chmod -a w /etc/apt/sources.list, ai poderá
> editar ele sem problema, dá outra olhada neste arquivo e vejá se não
> ficou nada para trás, algo que passe despercebido aos olhos.

Pra quê dar permissão de escrita para todos num arquivo que não deve ter
permissão de escrita??? Basta usar o sudo, não precisa desconfigurar o
sistema dele. Essas pequenas modificações acabam levando ao momento em que
a pessoa se vê forçada a formatar, porque está tudo tão bulido que não tem
mais para onde correr. Evitem dar esse tipo de dica, galera!

Existe o diretório /etc/apt/sources.list.d, e dentro dele existem vários
arquivos .list. Funciona como o arquivo /etc/apt/sources.list setorizado.
Marcus, procure neste diretório se há algum arquivo referenciando o getdeb.

Agora, adianta remover o repositório do getdeb? O que você conseguiria com
isso? Eu respondo: conseguiria apenas deixar de ver essa mensagem de erro
(que pode ser um problema temporário com o servidor deles) e os programas
que você instalou de lá não serão mais atualizados. É isso mesmo o que você
quer?

Para quem gosta de Ubuntu Tweak, PPAs e outros repositórios externos: se
vocês vão ficar adicionando repositórios, aprendam a gerenciá-los.

Adicionou o repositório do Ubuntu Games para jogar Urban Terror, aí chegou
a atualização e tem 1GB de tamanho. Não quer baixar? Pois desinstale o
programa e remova o repositório. Ih, será que eu instalei outro programa
desse repositório? Pois instale o synaptic, e veja quais você instalou
selecionando o botão "Origem" (veja como fazer isso na primeira parte desse
artigo:
http://www.bestubuntu.com/how-to-list-packages-from-a-ppa-repository-in-ubuntu.html
).

Só remova um repositório depois de remover todos os programas que você
instalou por ele, isso vai manter o seu sistema menos bagunçado. Depois de
remover o repositório, você vai precisar reinstalar os programas, e estará
usando a versão oficial da distribuição.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com