[Ubuntu-BR] Será verdade?

Leonardo Bergamo leobergamo em gmail.com
Domingo Dezembro 9 23:46:25 UTC 2012

Renato, João, etc.

Eu tenho plena consciência de que grande parte dos sites (em especial os
maiores) coletam informação.  Mas todo mundo sabe disso, pelo menos é
algo que qualquer usuário que pesquise um mínimo fica sabendo.

Entretanto, junto com o "produto Ubuntu", para utilizar o termo do João,
é vendida uma ideologia, a do software livre, cujas diferenças em
relação ao que é pago são o principal ponto de propaganda.

Quando você passa coletar informações sem dar essa informação ao
usuário, você quebra uma cadeia de confiança.  Eu entendo que a
Canonical, sendo uma empresa, precise gerar lucro.  Entretanto, o
projeto Ubuntu, pelo que eu sei, conta com o trabalho de muita gente de
forma gratuita para traduzir, e várias outras contribuições, justamente
em nome desta bandeira que é o software livre, então você chuta a canela
de quem trabalha de graça ao fazer esse tipo de invasão de privacidade.
Pode ser um tiro no pé para a Canonical mesmo, pois os usuários podem
migrar para outra distro que não inspire esse tipo de desconfiança e,
ainda, os colaboradores podem migrar da mesma forma.

Eu pago por um software ou serviço, se você me disser o valor, o que me
oferece (obviamente tem que ser algo que me interesse), e que o preço
seja aceitável em relação ao que vou receber.

Abraço a todos,

Leonardo