[Ubuntu-BR] Notebook com Ubuntu é mais caro...

Sexta Dezembro 7 21:16:04 UTC 2012

Olá Tiago,

este será meu último email sobre o assunto, porque já tá off demais, ok?

Em 7 de dezembro de 2012 12:56, Tiago Passos <tiago em tiagopassos.com>escreveu:

> André, você está certo em parte. Mas equivocado em 2 outras:
>
> 1)
> Lei de oferta e procura não é uma lei de verdade, é só maneira de dizer.
> Pelo que entendi, o Nélio estava falando de uma lei criada por
> legisladores. Você tá muito apegado à semântica :P

Pelo contrário, você é que se apegou a um significado restrito de lei.
A Lei da Demanda e Oferta é uma lei natural, isto é, existe!
Ninguém inventou, é como a gravidade, é um lei - tá lá o tempo todo.
Demanda e oferta é o resultado da iteração entre humanos.
O "lugar" em que ela ocorre é chamado de mercado.
Note as aspas, porque o lugar não é algo físico. Quando você compra pão na
pararia da esquina está fazendo parte do mercado de pães. Quando você vende
um
livro do Ubuntu no sebo, você está fazendo parte do mercado de livros
usados.
Ou seja, oferta e demanda, é uma lei natural.
Como tal, só há uma forma de impedi-la: regulando ou a oferta ou a demanda!

Já a Lei que você fala, é a que foi instituída por um burocrata em Brasília
que acha que sabe
o que é melhor para 200 milhões de pessoas, que as próprias pessoas. Ou
seja, é lei apenas
porque as pessoas dizem que é, mas não tem nada de lei nisso. É assim:
2+2=4 é uma lei natural.
Aí o burocrata diz: "depende da contabilidade: e o 2+2 pode ser 5". Não tem
nada de lei nisso,
mas é exatamente assim (se você pensar bem) que as coisas funcionam lá em
Brasília.

TODAS as regulações governamentais, quando direcionadas ao mercado,
visam um ÚNICO objetivo: TOLHER (reduzir, restringir, diminuir, aprisionar,
acabar com) o mercado.
Em resumo: eles querem nos sacanear. E você provou isso no link abaixo.

> 2) Isso de cobrar o
> preço que quizer não existe. Não é exatamente esse o caso, mas você pode
> ver nesse exemplo aqui:
>
> http://diariodeteresina.com.br/chamadas/deputado-pede-que-anp-investigue-preco-abusivo-dos-combustiveis/#.UMIfC3fQSJo

Mais uma vez: NÃO existe preço abusivo em um mercado livre. O cara cobra o
que quer e você paga o que achar que vale.
Se o cara cobrar mais que as pessoas estão dispostas a gastar, ou ele baixa
o preço ou ele FALE!
Se as pessoas estão dispostas a gastar muito, é porque
querem! Mais uma vez, isso no mercado livre!

A gasolina só tem esse "preço abusivo" justamente porque o mercado de
gasolina NÃO É LIVRE. A produção é basicamente um
monopólio e a distribuição é um cartel! Se o revendedor cobrar acima da
inflação ou qualquer outro índice, ele NÃO VAI FALIR, porque
não há outro que possa colocar o produto no mercado. Portanto, NÃO HÁ
CONCORRÊNCIA! Se não há concorrência, não há mercado.
Se não há mercado, a lei de demanda e oferta não pode ser usada, daí o cara
põe o preço que quiser.

Já na bomba a coisa funciona um pouco melhor: há mais concorrência e então
há possibilidade de algumas promoções.
Se o dono do posto quiser cobrar, digamos R$10,00 o litro, você
simplesmente vai em outro posto.
Se ele permanecer neste preço, ele vai à falência! Se o dono do posto no
Piauí tá vendendo a gasolina a 2,95 é porque
tem gente comprando! Se não houver, não vende!
Agora, se ele quiser dar uma boa promoção, ele vai ficar limitado ao valor
que compra do distribuidor e, como este é um cartel,
o preço já é alto. Logo o dono do posto não poderá diminuir muito, sob pena
de não ter lucro. Se os postos pudessem comprar
gasolina, digamos da Venezuela, as coisas seriam diferente. Mas isso é
PROIBIDO.

E antes que falem, não poder comprar de fora é só uma forma que eles, os
burocratas de Brasília, encontraram para sacanear ainda mais a gente.
Por que não posso comprar computador mais barato nos EUA?
Ora, dizem, é para "proteger" a indústria local.
Mas veja bem: se eu puder comprar um computador mais barato lá fora, o que
impede as empresas de fazerem o mesmo e, por causa disso, diminuir os seus
custo e ter produtos mais baratos aqui? Então esse papo de "proteção" é uma
balela para proteger os "amigos" deles, que provavelmente estão ganhando
rios de dinheiro (mensalinhos e mensalões) por baixo dos panos. Esse sim é
um preço abusivo, aquilo que você paga para manter os caras mamando nas
tetas do governo ou indiretamente, justamente pela precariedade do livre
mercado no país.

Abraços

André Cavalcante
Manaus, Brasil