[Ubuntu-BR] Bloqueio de pastas

Usiel Amaral usiel em usiel.net
Domingo Abril 29 00:11:03 UTC 2012

Gabriel, não sei fazer o que vc quer, na verdade é bom aprendermos como
funciona o sistema de segurança do sistema pra nos adaptarmos a ele; nem
sempre o sistema é preparado pra atender ao que desejamos.

A segurança local é estabelecida por usuários e grupos de usuários,
logo, quando você faz login com um nome, espera-se que o dono desse nome
sempre tenha acesso livre aos seus arquivos. Caso deseje permitir que
outras pessoas usem seu computador e não tenham acesso aos seus
arquivos, vc deve definir sua pasta pessoal como "privativa" e criar
outro usuário (ou iniciar sessão convidado), assim quando alguém logar
com outro nome não terá acesso aos seus arquivos.

Uma alternativa não prática de fazer isso, seria vc entrar no terminal e
mudar o dono da pasta e arquivos para root, quando precisar usar essa
pasta vc volta o dono pro seu nome de novo:
Bloqueando: # sudo chown -R root.root nomedapasta
Voltando ao normal: # sudo chown -R usuario.usuario nomedapasta

--

www.usis.com.br <http://www.usis.com.br/>
Usiel Amaral

Seja Livre: use Linux <http://www.ubuntu-br.org> e/ou BrOffice