[Ubuntu-BR] Problemas com mdadm

Leandro @GuiadoPC leandro em guiadopc.info
Quarta Abril 25 16:41:12 UTC 2012

Caros,

Estou tendo um problema chato com o mdadm no ubuntu. Atualmente possuo 2
discos em uma máquina e faço raid 1 nos dois, com duas partições. Possuo
md0 e md1.

Veja:

md1 : active raid1 sda2[0] sdb2[1]
      930613248 blocks [2/2] [UU]

md0 : active raid1 sda1[0] sdb1[1]
      4200896 blocks [2/2] [UU]

O problema é que o disco sda apresentou problemas e parou de funcionar.
Outro disco foi colocado em seu lugar, particionado e readicionado no
raid usando os comandos abaixo:

mdadm /dev/md0 --add /dev/sda2
mdadm /dev/md1 --add /dev/sda1

Com isso, eles foram resincronizados e para minha surpresa a partição
sda2 ficou como "spare". Veja:

md1 : active raid1 sda2[2](S) sdb2[0]
      972848128 blocks [2/1] [U_]

md0 : active raid1 sda1[0] sdb1[1]
      3911680 blocks [2/2] [UU]

MD0
    Number   Major   Minor   RaidDevice State
       0       8        1        0      active sync   /dev/sda1
       1       8       17        1      active sync   /dev/sdb1

MD1
    Number   Major   Minor   RaidDevice State
       0       8       18        0      active sync   /dev/sdb2
       1       0        0        1      removed

       2       8        2        -      spare   /dev/sda2

Já tentei remover esta partição e readicionar a mesma ao raid porém
acontece a mesma coisa. Segue abaixo o mdadm.conf como está configurado
(sem discos spares)

DEVICE partitions
CREATE owner=root group=disk mode=0660 auto=yes
HOMEHOST <system>
MAILADDR root
ARRAY /dev/md0 level=raid1 num-devices=2 UUID=ID...
ARRAY /dev/md1 level=raid1 num-devices=2 UUID=ID...

Alguém já passou por este problema ou tem idéia de como resolver?

Ubuntu  10.04
mdadm   2.6.7.1-1ubuntu15

Obrigado

Leandro Ferreira