[Ubuntu-BR] Precise Pangolin 64bits instla com sucesso mas não dá boot em máquina HP Compaq 6200 MT

Welington Rodrigues Braga (Listas) listas em welrbraga.eti.br
Sexta Abril 13 19:25:27 UTC 2012

Problema solucionado. Já tenho três máquinas com dual boot mesmo com
essa maldita UEFI. Agora faltam 27 máquinas (na mensagem anterior
faltou um "0", são trinta máquinas e não três). Nas palavras de vocês
eu sou ninja, já que resolvi o problema de maneira rápida e sem
complicações :P

Pessoal, este papo de que tem ser ninja pra instalar uma versão beta,
ou que beta não está pronto para ambiente de produção são afirmações
que não deveriam entrar nas repostas de membros de uma lista técnica
como é o Ubuntu-BR, ainda mais se considerarmos que estamos falando de
ambiente de produção de pessoas com qualificação técnica para
compreender e relevar alguns pequenos bugs que possam surgir.

Eu já tenho o Precise Pangolin Beta instalado em três netbooks HP, já
instalei em um desktop genérico e em todos os casos ele está
funcionando muito bem há pelo menos 3 semanas, eram só estas máquinas
com EFI que estavam dando problema (até uma hora atrás), porque nunca
tinha pego uma pra ver como é que a bicha funciona.

O Precise Pangolin tá mais do que pronto para entrar em produção é só
querer. Eu não posso esperar mais duas semanas nem tão pouco instalar
o 11.04 para depois atualizar tudo denovo. O tempo por aqui é apertado
e amanhã é outro dia.

Em tempo, todos os tutoriais que existem por ai dizem pra recompilar o
grub, criar partição de 100MB, copiar uns arquivos pra lá, sacrificar
uam virgem a luz da lua cheia etc etc. Tudo bobagem, Linux pra leigo
não pode ser (e definitivamente não é) complicado assim e o Ubuntu se
enquadra nesta categoria o que o torna obrigado a não exigir tal
esforço, principalmente em uma versão Beta que já está quase na hora
de sair.

Voltando a questão da UEFI, quando damos boot direto na máquina com o
pendrive o sistema carrega a versão EFI do grub que por algum motivo
não está funcionando bem (bug!?), mas não aparece qualquer mensagem de
erro na instalação, então o que fiz foi um bypass nesta porcaria.

Assim, a solução que é mais fácil do que se sugere por ai é a que segue:

No menu de boot da máquina (na tela do POST tem que teclar ESC e então
escolher BootMenu);
Você verá o seu pendrive listado na seção "Dispositivos com suporte
EFI" e também na seção "Dispositivos comuns" (ou algo assim); escolha
a segunda alternativa e assim o seu pendrive iniciará ignorando a UEFI
e também instalará o grub como tal;
Faça a instalação do Ubuntu e seja feliz sem UEFI que não te servir
pra nada no mundo Linux.

ps: Este procedimento funcionou em máquinas HP Compaq 6200 MT (em
outras máquinas o menu de boot pode ser acessível de outra maneira).

abç

--
Welington Rodrigues Braga