[Ubuntu-BR] Linux Educacional

Quarta Abril 11 16:17:57 UTC 2012

Em 11 de abril de 2012 12:22, Ávila . <genin100 em gmail.com> escreveu:

> [...]
> Centro
> Educação

> Concordo plenamente com você.

> dispositivos
> resolvido.
> fique

> Na época esse foi o meu primeiro pensamente, mas esbarrei na burocracia
> do ministério da educação que não permitiu eu alterar a distribuição
> "padrão" das Escolas e equipamentos afins usados pelos professores.
> (se é que eles conseguem usar). Não levem para o lado pessoal de que os
> professores não tem conhecimento para usar a distribuição, mas é que ela é

Eu conheço essa "distro", já tive de ouvir muita gracinha por causa dela
como prova de que Linux não presta.

Por isso sou contra certas iniciativas de popularizar software livre: todas
elas parecem ser feitas nas coxas.
Se há empresas como a Red Hat e a Canonical fornecendo sistemas
operacionais Linux seguros, estáveis e, mais importante, _com suporte_,
para quê empurrar goela abaixo uma porcaria dessas, tirando um direito
próprio da filosofia do software livre que é o direito de escolha do
software? Não seria melhor fazer uma licitação e receber um bom produto, e
depois ter de quem cobrar (e que possa resolver)?
Nem a desculpa que mais ouvi aqui mesmo na lista, de que a Canonical São
Paulo não investe, não cola; maior interessado é o Governo Federal e os
Governos Estaduais e Municipais.

Há grupos de usuários aos borbotões e por todo canto e para todas as
distros e programas, mas todos eles, sem exceção, estão mais interessados
em disputar entre si sobre qual distro/aplicação/framework é melhor do que
unir forças para popularizar o uso de SL junto aos seus governos, de
maneira prática e eficiente.

Desculpem-me o desabafo. Não quero fazer dessa questão uma flamewar, então,
se você discorda do que eu disse, me procure em PVT.