[Ubuntu-BR] Gnome 3.4, de novo; mas novo no Precise

Pedro Mac pedromac61 em gmail.com
Quinta Abril 5 11:16:05 UTC 2012

On Wed, 2012-04-04 at 22:33 -0300, João Santana wrote:

> Quanto ao Gnome-Shell ser mais simples e de menor curva de aprendizado do
> que o Unity, e que este é de utilidade duvidosa, em quê você se baseia para
> afirmar isto? De modo empírico eu poderia demonstrar que o uso do Unity é
> mais intuitivo, mas queria saber sua base, se é de sua experiência ou
> baseada em algum comentário.

Baseio-me na minha experiência pessoal João, não sou o tipo de pessoa
que fica repetindo a opinião dos outros feito papagaio. Experimentei a
Unity na versão 11.04, que é a que eu uso até hoje, e recentemente na
12.04 beta que instalei no notebook em dual boot com a 11.04 que
mantenho em produção.

Sou novato no Linux/Ubuntu, quando me referi à interface gnome entendi
que seria a que eu uso, que na 11.04 se chama Ubuntu Classic, que uso
configurada para 'No Effects' e com a aparência 'Dust'. Os ícones dos
aplicativos e das pastas que mais uso eu aloquei no painel superior da
interface, e o painel que abre por default na parte inferior da tela eu
aloquei no lado direito configurada para recolhimento automático.
Configurando assim eu tenho uma limpíssima e grande área de trabalho
disponível para rodar os aplicativos, quando preciso de uma pasta ou
carregar outro aplicativo tenho seu ícone acessível visualmente e ao
alcance de um único click no painel superior. Nas raríssimas vezes que
preciso de alguma coisa que não está nesse painel tenho acesso
facilmente pelos menus 'Applications', 'Places', 'System', também no
painel superior, cujos nomes intuitivamente dizem para onde levam, e que
também estão visualmente acessíveis o tempo todo, junto com calendário,
relógio, ícones de rede, som, video... todos igualmente ao alcance de um
único click.

Dito isso diga-me agora, meu caro, porque você considera a Unity mais
simples, mais produtiva e de aprendizado mais fácil que a Ubuntu
Classic?

> Quem mudou a interface foi o Projeto Gnome, não o Ubuntu. O que o Technical
> Board fez foi desenvolver um shell para o Gnome 3 que fosse mais condizente
> com a visão de futuro do Ubuntu, e este shell é o Unity.
>
> E não sei se você percebeu, mas o Gnome 3.4 estará disponível no universe,
> um repositório que não recebe atualizações da Canonical, apenas do MOTU. Se
> fosse mesmo resultado de uma ficha caída, a inclusão do Gnome 3.4 seria no
> main, acredito eu.

Nunca vi a Gnome 3, de qualquer forma acho uma péssima idéia inserir uma
nova interface muito diferente da antiga sem manter a anterior para quem
não quiser mudar. Algo que a concorrência sempre fez, ou seja, lançando
novas interfaces e mantendo a opção de escolha para as interfaces
antigas mais populares.

[ ]s
Pedro Mac