[Ubuntu-BR] Linux MINT?

Suporte suporte em apoio.eti.br
Terça Setembro 27 02:46:18 UTC 2011

Olá!

Sou programador, e desenvolvo em Delphi 2006 no XP ( ambos original ),
porém tenho (ou tinha) o Ubuntu 11.04 tanto no notebook da minha esposa
como no meu desktop, e meus sistemas são homologados para operar no Wine
(desde a versão 2010) com performance e estabilidade suficientes para
atender normalmente a demanda de meus clientes e por isso,
gradativamente estou "evangelizando" os mesmos para substituir os
XPiratex's pelo Linux. Porém, ha algumas semanas, em função de uma longa
discussão aqui na lista a cerca do Ubuntu comecei a prestar a atenção e
percebi tanto no meu computador como no da minha esposa e nos
computadores de um cliente em que havia instalado o Ubuntu 11.04 que a
Unity de fato estava muito instável e apresentando vários probleminhas
inclusive travamento de programas, além disso tentei usar o live do
11.04 em uma máquina de um dos meus clientes para demonstrar o sistema e
passei foi vergonha de tão lento e buguento que estava o Ubuntu após
carregar.

Atenção! Isso não é reclamação, pois não podemos esquecer que de graça
até injeção na testa...rsrs.

E como diz o ditado popular "Os incomodados que se retirem", foi ai que
comecei a pesquisar novamente as distros disponíveis, só não queria
voltar para Mandriva pois sua evolução é muito lenta e bem pesadinho
como o Suse.

Após ler bastante descobri o Mint 11 que é primo ( ou prima melhor
dizendo..rsrs) do Ubuntu e que é muito mais leve, sua iso não tem
excessos (programas sem uso pra mim) e já vem com tudo prontinho para
funcionar sem fazer vergonha e após instalar a moça no meu micro,
processo este que não levou mais do que 20 minutos já com os pacotes de
idioma que levou 12 minutos, o sistema estava funcionando 100%,
navegando na net, tocando músicas, abrindo vídeos, rede e tudo mais (que
no Ubuntu foi uma novela pra fazer funcionar), após a instalação,  levou
mais uns 15 minutos atualizando os demais pacotes ( que achei tranquilo
contra os quase 60 minutos do Ubuntu 11.04 ), porém enquanto ele se
atualizava, eu explorava o novo sistema e percebi que ele é muito
customizável, sua interface é leve e agradável, com o menu (Gnome 3) que
lembra "o primo rico" porém facílimo de usar o que favorece a adaptação
dos usuários do Window$ e também dispõe do recurso de localizar
aplicativo digitando parte da palavra como a Unity, e o meu sistema via
Wine funcionou muito mais rápido e a imagem ficou muito mais nítida
(acho que em função do drive) e muito mais bonito (no meu gosto) pois
optei pela fonte Droid é nativa do Mint.

Tudo que eu usava no Ubuntu 11.04 funcionou no Mint, bem mais rápido e
estável, especialmente o Lazarus, por isso sem pensar duas vezes
instalei logo no note da minha esposa (que não questionou e ficou bem
satisfeita) e hoje demonstrei o Mint 11 para um cliente como alternativa
ao XPiratex que o técnico dele instalou com o Live e o cliente gostou e
autorizou mandar o outro pro espaço e a sua esposa que usava um Win7
(pirata no lugar do Vista que veio no note) também gostou e pediu para
instalar também no dela.

Atualmente passo 70% do tempo no Linux, inclusive quando dou suporte
remoto e espero um dia ver o Lazarus maduro o suficiente para poder
migrar meu sistema para ambiente nativo Linux e poder aposentar meu XP.

Conclusão: Espero ter contribuído com os que andam frustrados com o
Ubuntu e com o colega que pediu informações sobre  o Mint, aos 42 anos
em vez de reclamar eu prefiro investir minhas energias na busca de
soluções, não tenho apego demasiado a nada neste mundo, especialmente a
um sistema operacional, tudo isso pra mim é trabalho, sempre procuro o
que é melhor para mim e para meus clientes e no momento o Mint é sem
dúvida a melhor alternativa.

Abraço a todos.

Frota.