[Ubuntu-BR] Como faço para instalar um programa pelo Wine ?

Segunda Setembro 26 09:54:25 UTC 2011

Olá Ricardo,

Em 26 de setembro de 2011 07:21, Ricardo Weidlich <ricardoweidlich em gmail.com
> escreveu:

> Oi pessoal !
>
> Desculpem a demora para responder. Tive de me ausentar, mas já estou de
> volta. A versão do Ubuntu que uso é a "11.4 no modo clássico". A versão do
> Wine que uso é a "1.2.2-0ubuntu6 (wine1.2)". Tenho instalado também o
> "Winetricks" versão "0.0+20110402 (winetricks)". Quero instalar o Office
> 2003 Professional, o Adobe Reader, o Avast Antivírus, o CCleaner, o
> tradutor
> Lingoes, a Biblioteca Digital da Bíblia Versão Acadêmica e outros.

O Office 2003 é silver no Wine, ou seja, funfa bem, mas o 2007 é Gold, ou
seja, o suporte é muito melhor.
O Adobe Reader pode perfeitamente ser substituído pelos equivalentes no
Linux: Evince e Okular. Para instalar o adobe, basta baixar do site da
adobe, assim como faria no Windows. Detalhes, há adobe reader para linux,
não é necessário o Wine.
Avast Antivírus - não há necessidade alguma.
Idem para o CCleaner. Nãi há registro no Linux que precise de limpeza
constante. Ademais, você usando o Wine vai estar executando as coisas em
modo restrito e, para qualquer problema, simplesmente apaga a pasta e
instala do zero. Não há limpeza melhor.
Quanto ao tradutor, não é bem minha área então não sei se vale qualquer
coisa, mas com o Google Translator:http://translate.google.com/ e o OmegaT:
http://www.omegat.org/br/omegat.html, aliados ao Stardict (com os
dicionários do Babylon(R)), acho que seria suficiente para você.

> Para
> instalar estou clicando com o botão direito do mouse em sima do programa e
> escolhendo a opção "Abrir com Carregador de aplicativos Windows Wine". A
> menssagem que recebo é a seguinte:
>
> " *The file
> '/media/4E206007205FF505/Provisório/Programas/GIMPPortable_2.6.8.paf.exe'
> is
> not marked as executable.  If this was downloaded or copied from an
> untrusted source, it may be dangerous to run.  For more details, read about
> [...]

Para executar qualquer coisa no Linux, você tem que ajustar o bit de
execução. Isso é uma segurança, assim um arquivo é "executável" não porque
tem uma extensão .exe, .bin ou qualquer outra, mas porque tem o bit de
executável ajustado. Isso se faz nas propriedades do arquivo.

Se você está a chegar agora no mundo Linux, te dou uma dica: estude um
pouquinho (e é pouco mesmo) sobre os princípios do Linux.
Um bom lugar para começar é: http://www.ubuntu-br.org/comece
Em especial:
http://wiki.ubuntu-br.org/Filosofia
http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes
http://wiki.ubuntu-br.org/Unity
http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

Em geral, eu oriento o pessoal que quer vir para o Linux, para esquecer o
Windows, por um momento. Se preciso, instale o Linux em dual-boot. Tente o
máximo possível usar o Linux com os aplicativos nativos do Linux. Em geral,
você vai perceber que nem o Office vai ser **realmente** preciso. E, se for,
aí sim, apela-se para o Wine.

Qualquer coisa, posta aqui que a gente tenta ajudar.

Abraços

--
André Cavalcante
Caparica, Portugal