[Ubuntu-BR] Ubuntu Unity: (des)unindo uma comunidade

Ronan Lucio ronanlucio em gmail.com
Quarta Setembro 14 12:15:30 UTC 2011

Signey,

  1. Não sinto perda alguma usando Unity, faço tudo via teclado rapidamente
>   usando muitos programas;

Nesse caso você mesmo já respondeu.
Para você não há perda de produtividade, continue com o Unity.

No meu caso, alguns exemplos:

1) O Unity é bugado. Sei que essa situação é temporária, nas próximas
versões esses bugs devem ser corrigidos, mas por enquanto... tá bugado.
Com isso é comum, em alguns momentos o computador ficar lento ou apresentar
um problema em uma determinada tela, e ter que reiniciar o computador para o
sistema voltar ao normal.
Se você somar o tempo perdido no momento de lentidão, mais o tempo do
reboot, isto é perda de produtividade.

Em casa eu tenho um i3 e esses problemas não são comuns lá.
No trabalho eu ainda uso um Celeron, e acabo sofrendo bem mais com esses
problemas, principalmente quando uso programas em java, como o BrOffice e o
Eclipse.

2) Particularmente eu (eu talvez apenas eu) gosto da barra inferior (tanto
do SO quanto do browser).
Isso me facilita saber quantas instâncias de um programa eu tenho. As vezes
preciso/gosto de trabalhar com 2 ou 3 instâncias do mesmo programa.
Com a barra inferior eu vou direto na instância que eu quero, com apenas 1
click. Isso é mais produtivo pra mim.

No Unity eu gosto de usar o super-w, a seleção do programa através das
teclas ainda é ruim. Algo a melhorar.
Moral da história: A alternação entre programas, no Unity, não é tão prático
e intuitivo quanto em outros SO's.

3) As vezes você precisa abrir um programa, que não usa muito e não lembra o
nome (Exemplo clássico: na manutenção do sistema e suas preferências).
Com a estrutura de sub-menus dos menus tradicionais fica bem mais prático,
porque você seleciona o menu principal (Internet, Escritório) e são listados
apenas os programas daquele grupo, de uma forma mais clean e organizada do
que no dash.

4) O mesmo acontece com os arquivos abertos recentemente.

5) Sinto falta no meu "Locais" com suas funções como "Pesquisar arquivos",
"Conectar a um servidor".
Não é comum eu utilizá-lo, mas quando preciso... é útil. Algo que não temos
no Unity.

6) Da mesma forma, para dar manutenção no sistema, o menu "Sistema" com suas
sub-opções "Preferências" e "Administração", é muito mais organizado.

Bem, estes são apenas alguns exemplos.
Existem vários outros.

[]s
Ronan