[Ubuntu-BR] Ubuntu e Windows interagem de forma diferente com uma pendrive FAT32

Soltec soltec em br.inter.net
Sábado Setembro 10 01:40:42 UTC 2011

Prezado Luciano

Obrigado pela dica do Espeak. Botei o computador para falar bobagem aqui
e foi uma curtição. Não conhecia este programa, mas o pessoal aqui
curtiu bastante. Infelizmente não sei como te ajudar, mas torço para que
algum outro participante consiga.

Abraços
Mário Vianna

-------- Mensagem original --------
De: luciano de souza <luchyanus em gmail.com>
Para: Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro
<ubuntu-br em lists.ubuntu.com>
Assunto: [Ubuntu-BR] Ubuntu e Windows interagem de forma diferente com
uma pendrive FAT32
Data: Fri, 9 Sep 2011 14:31:12 -0300

Caros,

Converti alguns livros de txt para mp3 utilizando o Espeak e o Lame.
Salvei os mp3 em uma pendrive. Conectei-a a um rádio que reproduz este
formato e observei um comportamento estranho.

Suponha a seguinte estrutura de pastas:

./Amores em tempos do Cólera/
./Amores em tempos do Cólera/001.mp3
./Amores em tempos do Cólera/002.mp3
./Amores em tempos do Cólera/019.mp3
./
./
./O pêndulo de Foucault
./O pêndulo de Foucault/001.mp3
./O pêndulo de Foucault/002.mp3
..
./O pêndulo de Foucault/040.mp3

Esperava que, ao alternar entre as faixas, exatamente esta ordem fosse
respeitada. Entretanto, sem que o aleatório esteja acionado, as faixas
avançam com pouca ordenação.

Formatei a partição com o Gparted, utilizando o fat32.

porque as coisas não funcionavam bem, fiz outra tentativa. Levei a
pendrive para o trabalho, onde se utiliza o Windows. Movi todos os
arquivos para o disco rígido, apaguei quaisquer conteúdos da pendrive
e novamente movi os arquivos para lá.

Chegando em casa, ao reproduzir os arquivos no reprodutor de mp3, as
faixas sucediam-se na ordem correta. Então, como obtive diferentes
comportamentos, fiquei a pensar que a forma de cópia do Linux poderia
ter alguma diferença em relação ao Windows.

Bom, mas a verdade é que, para além de ter constatado o problema, tudo
pareceu-me muito estranho. Se o sistema de arquivos é o fat32, como é
possível que haja tal diferença?

Alguém tem alguma idéia do que pode estar a ocorrer?

Luciano